Como pode ocorrer o controle de populações de plantas?

Pergunta de William Ivo Jesus Nascimento em 30-05-2022
(3 votos)

Portanto, um dos fatores mais importantes para o manejo é a manutenção da população de plantas daninhas em baixos níveis de infestação. Para isso, podem ser adotadas algumas técnicas como rotação de culturas e semeadura de plantas de cobertura e de adubação verde.

O que é controle de plantas?

Controle Preventivo

São medidas que estão ao alcance do produtor, como a limpeza rigorosa de implementos e maquinário e uso de sementes certificadas. Essas práticas previnem a entrada de sementes de plantas daninhas no campo de cultivo e impedem que se proliferem.


Como é feito o controle preventivo das plantas daninhas?

Alguns manejos que são considerados controles preventivos são:evitar o uso de esterco, palha ou compostos com propágulos de plantas daninhas;limpeza completa de equipamentos agrícolas antes e após a entrada em talhões onde existam espécies-problemas;inspeção de mudas e gramados;

Como ocorre o processo de colonização de uma planta daninha?

A colonização de novas áreas, por meio de Introdução ou Invasão, depende de fatores ambientais (filtros ambientais bióticos e/ou abióticos) e fatores específicos de cada espécie de planta (capacidade de adaptação).

Como fazer o controle de plantas daninhas na entressafra?

Podemos utilizar os métodos mecânico, cultural e químico para fazer o manejo de entressafra. O ideal é que a área não fique em pousio, para isso você pode utilizar plantas de cobertura ou adubos verdes. Quando utilizado, o controle químico deve cobrir o período entre a colheita e a semeadura da próxima safra.

Estágios vegetativos e o controle do psilídeo


17 curiosidades que você vai gostar

Qual a relação entre o banco de sementes e o manejo de plantas invasoras no período da entressafra pousio?

Com o pousio, as plantas perenes passavam a dominar o terreno, dificultando assim o desenvolvimento e a produção de sementes das plantas invasoras de cultura. ... Com isso, o banco de sementes de espécies indesejáveis no sistema decrescia ao longo do período de pousio.

Quais são os tipos de propagação das plantas daninhas?

Principalmente por meio de sementes. Hoje, sabe-se que existem muitas espécies de plantas daninhas e que cada uma reage de maneira diferente com relação à cultura afetada. Ademais, cada região, clima, solo, cultivos entre outras coisas, define qual planta daninha germina em uma determinada lavoura.

Como funciona a alelopatia?

A alelopatia caracteriza-se pela produção e liberação de compostos químicos no meio ambiente, no processo de decomposição e lixiviação dos resíduos vegetais. Os aleloquímicos afetam todas as funções vivas das plantas (fotossíntese, respiração, nutrição mineral, transpiração, resistência e crescimento).

Qual a origem das plantas daninhas?

Na realidade, as plantas daninhas surgiram quando o homem ini- ciou suas atividades agrícolas, separando as benéficas (plantas cultivadas) das maléficas (plantas daninhas). De maneira que as plantas daninhas encontram-se onde está o homem, porque é ele que cria o ambiente favo- rável a elas.



Outras questões

O que é um advogado criminal?

Quais são as práticas corporais na educação física?

O que é desassoreamento de rios?

Quais os tipos de doenças relacionadas ao sangue?

O que acontece com o corpo depois de parar de comer açúcar?

O que é a fumagem?

Como ativar o score Turbo?

O que é denominado?

O que fazer para atrair clientes?

Como proceder quando não existe perito oficial no local da infração penal?

Qual é a continuação do último mestre do ar?

Sonhar que esta cocada?

Tem como o grau diminuir?

Quais são os requisitos para reintegração de posse?

5 livros que todo mundo deveria ler?

Qual o número da Ouvidoria da Vivo?

O que é erro constante?

Estou com candidíase posso me depilar?

Como comprar livros usados?

Tem problema em estourar o cisto sinovial?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com