O ideal é cavar pelo menos 60 cm, já que as raízes são profundas. Em seguida, deve-se impermeabilizar a alvenaria ao redor da futura área verde e, então, preencher o local com terra nova. “Prefira solo vegetal, mais rico em nutrientes”, sugere José Edson Luiz, proprietário da Gramas Trevo, de Itapetininga, SP.
Como o próprio nome indica, os pisogramas são peças que misturam piso com grama. Trata-se de um recurso bastante utilizado em quintais, jardins, calçadas e estacionamentos. A ideia é que o assentamento da parte de concreto seja feito no solo, de forma que se tenha a sensação de que ele foi inserido no meio da grama.
Insira uma faca de cozinha afiada no gramado ao lado da primeira pedra do caminho e contorne-a, cortando ou serrando a grama, conforme você se move ao redor da pedra.
Preço acessível Esse tipo de piso custa, em média, de R$ 50 a R$ 80 por metro quadrado. O concregrama pode ser encontrado facilmente em lojas de material de construção, de paisagismo e grandes Home Centers.
Não há necessidade de literalmente juntar os tapetes como se fosse um quebra cabeça, a grama possui como característica a expansão, se expandindo à medida que for germinando e criando raízes. Para evitar desperdício de metragem, recomendamos que a grama seja plantada a um espaço de até 5 cm entre uma placa e outra.
Passo a passo – Como instalar concregrama?
40x40 cm
Piso Grama - Dimensões: 40x40 cm - Pisos.
Após a poda, a grama pode ser adubada com substrato e fertilizante. Os substratos corrigem o pH (acidez) do solo, repõem o nitrogênio e magnésio que são essenciais no desenvolvimento das plantas, além de melhorarem a capacidade de retenção da água e a aeração do solo.
Barato, versátil e fácil de aplicar, o concreto dura por muitos anos. Você pode aplicá-lo em praticamente todos os lugares, incluindo a grama. Porem, aplicar concreto sobre a grama para criar aquele caminho que você sempre quis pode ser trabalhoso.
“Logo após o plantio, é necessário irrigar bem a área de grama plantada”, dessa forma, a grama vai fixar no solo e crescer bonita e verdinha. Plantar grama não é uma tarefa tão difícil, mas é preciso estar atento aos detalhes de cada etapa porque uma depende da outra.
“A segunda etapa do plantio é saber qual o tipo de grama será plantada, para isso, deve-se saber qual sua finalidade, incidência de sol, chuvas e tipo de solo, por exemplo” esclarece Bruna. Os tipos de grama mais utilizados são a grama esmeralda, grama Santo Agostinho e grama São Carlos ou curitibana.
Após identificar o quanto de grama será necessário, chega o momento de escolher qual tipo de grama plantar.
Devido a sua resistência a temperaturas frias e pragas, ela é muito utilizada no paisagismo residencial”. Para escolher o tipo de grama que ficará melhor no seu quintal é importante analisar o clima, a temperatura e a incidência de sol no local desejado para começar o seu jardim.
Quem tem direito à cota no Enem?
O que foi o trovadorismo e suas características?
Quanto dias a pele volta ao normal depois do sol?
Como saber o dígito da agência do Bradesco?
Qual a importância do enfermeiro na fase Pré-analítica de exames laboratoriais?
Quando o paciente não consegue urinar?
Quando e onde surgiu a expressão pagar o pato?
O que acontece com o Levi depois da explosão?
Quais as três esferas das políticas públicas?
O que defende o conceito fundamental da educação inclusiva?
Quais eram as principais reivindicações do movimento queremista?