Para prevenir as travadas
Principais causas Deficiências nutricionais, principalmente magnésio, cálcio, sódio e vitaminas do complexo B; Desidratação, o que faz com que exista alteração nos níveis de minerais no organismo; Uso prolongado de remédios diuréticos que promovem a eliminação de minerais do corpo.
Como aliviar a cãibra
Câimbra no pé Quando os dedos ficam virados para baixo, pode-se colocar um pano no chão e colocar os pés em cima do pano e depois puxar o topo do pano para cima e manter essa posição por 1 minuto.
Quando as câimbras se manifestam nas pernas, a pessoa deve ficar em pé e colocar o peso sobre a perna afetada, dobrando o joelho para estirar os músculos da batata da perna. Se não conseguir ficar em pé, deve sentar-se, esticar a perna e puxar os pés para trás com as mãos.
O ideal é alongar-se 15 minutos antes de deitar, ingerir muito líquido e, inclusive, hidrotônicos que ajudam a repor o sódio. A inclusão de alimentos ricos em cálcio e magnésio na dieta e evitar o sedentarismo são outras medidas necessárias.
“A desidratação proveniente do desgaste físico, o encurtamento muscular que ocorre quando o corredor tem pouca amplitude de movimento, e a falta de nutrientes, como o sódio e o potássio, são os principais fatores para o aparecimento da cãibra”, alerta.
A deficiência de potássio é apontada como uma das causas da câimbra no pé e em outras partes no corpo. No entanto, a câimbra está mais associada à carência de magnésio e cálcio, uma vez que a carência do potássio tem como sintoma principal a paralisia muscular ou a fraqueza.
4 remédios caseiros para combater cãibras
Uma ótima solução caseira para acabar com as cãibras é comer 1 banana por dia, no café da manhã ou antes de fazer exercício físico. A banana é rica em potássio, sendo uma ótima forma natural de combater a cãibra noturna no pé, na panturrilha ou em qualquer outra área do corpo.
Ao sentir uma forte dor na batata da perna durante uma corrida é recomendado parar de correr e alongar o músculo, sentado no chão e com as pernas bem esticadas, apontando os dedos dos pés para o seu nariz.
Normalmente, a cãibra noturna dura apenas alguns minutos. Porém deixa o músculo dolorido por horas e pode causar um possível desconforto por até alguns dias. Para aliviar a a dor na perna, deve ser feito um alongamento do músculo afetado no momento da cãibra. Puxe os dedos do pé da perna afetada em direção à cabeça, mantendo o joelho esticado.
Uma vez que a dor se foi, os músculos sentem a sensação de dor durante toda a noite ou mesmo no dia seguinte. As câimbras nas pernas são típicas tanto em homens como em mulheres de qualquer idade, mas são mais comuns em pessoas com mais de 50 anos.
Não existe consenso científico em relação à causa da cãibra na perna durante a noite O que todo mundo que já sofreu com isso concorda é que a dor é forte e vem de repente durante o sono. Ainda bem que existem técnicas que podem ser usadas para prevenir as cãibras, e outras que ajudam a parar a dor rapidamente.
Pode passar álcool 70 no porcelanato?
Qual a importância de se acompanhar e analisar o ciclo de caixa em uma empresa?
O que diz o artigo 13 da Constituição Federal?
Como escolher travesseiro antialérgico?
Onde posso enterrar meu cachorro?
Como faço para conseguir certificado de conclusão do Ensino Médio?
Como desentupir nariz de bebê com a boca?
Como o professor pode lidar com a diversidade em sala de aula?
O que significa quando um processo está em diligência?
Qual a melhor forma de fazer carinho em um homem?
Onde o hormônio gastrina é produzido e qual é sua função?