Quem licenciar o veículo a partir do dia 15/01 deverá pagar o valor de R$ 131,80. O pagamento poderá ser feito via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico nos bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú, Caixa Econômica Federal) e nas Lotéricas.
Depois de realizar o pagamento da taxa, basta acessar o portal do Detran do seu estado e verificar se o documento já está em dia. Dependendo do caso, a regularização pode levar de 2 a 5 dias úteis. Caso isso já tenha acontecido, basta fazer a impressão do documento no próprio site ou pelo Portal do Denatran.
Dúvidas frequentes de veículos no período de quarentena Desde , a emissão do licenciamento anual (CRLV) passou a ser digital. Após o pagamento da taxa de licenciamento no sistema bancário, estará disponível o download e a impressão do CRLV diretamente no portal do Detran.
Todos os protocolos sanitários e de distanciamento social serão cumpridos pelos funcionários do Detran. SP. Por isso, não é necessário descer do veículo para ser atendido. O agendamento para entrega e retirada dos documentos será feito de acordo com o horário de atendimento de cada local.
Estando a documentação correta, será encaminhado e-mail confirmando o registro do veículo e informando o código de segurança do CRV para impressão do Licenciamento pelo portal de serviços do Denatran e download no aplicativo "Carteira Digital de Trânsito - CDT".
Primeiramente, o licenciamento só pode ser pago se todos os demais débitos do veículo (IPVA, DPVAT e multas) estiverem quitados. Se a taxa não for paga até o último dia útil do mês referente ao número final da placa, haverá incidência de multa e juros.
Para verificar o valor, acesse o site da Secretaria da Fazenda (www.fazenda.sp.gov.br) e selecione a opção IPVA. Se o licenciamento não foi feito nos últimos dois anos, antes de pagar a taxa você deverá solicitar o desbloqueio do sistema para pagamento do licenciamento do veículo à Secretaria da Fazenda, pelo telefone 0800-170-110.
O licenciamento é a taxa anual obrigatória para todo proprietário de veículo automotor, elétrico, articulado, reboque ou semi-reboque, permitindo sua circulação em vias públicas. Somente ao licenciar o veículo é expedido a cada ano o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), documento de porte obrigatório para fins de fiscalização.