Otimização de legibilidade e tempo de execução em consultas SQL no SGBD Oracle 11g
O Plano de execução ou Explain Plan quando executado grava as informações de performance na tabela plan table sem executar a query. Ela apenas coleta os dados estatísticos e mostra um plano de execução evitando que consultas muito pesadas ou mal projetadas efetem a performance do banco sobrecarregando a memória.
A sintaxe de criação de índices no Oracle é bem simples. Será necessário informar um nome para o índice, o nome da tabela e o campo onde você deseja que o índice seja criado.
· Manter o número de agrupamentos o mais limitado possível; · Não agrupar colunas redundantes; · Se existe um join na mesma instrução select que tem um group by, tente reescrever uma consulta utilizando uma subconsulta em vez de usar o join. Se for possível fazer isso, o desempenho será melhor.
Um índice pode ajudar a melhorar o desempenho de consulta SQL. Como uma prática recomendada, colunas mais seletivas devem ser colocadas mais à esquerda na chave de um índice não agrupado. Eliminar índices não utilizados podem ajudar a acelerar a modificações de dados sem afetar a recuperação de dados.
Melhorando a performance do Banco de Dados
Analisar o plano de execução
1 – O que é um plano de execução Um plano de execução exibe de maneira gráfica e bem fofa os métodos de recuperação de dados que o Otimizador de Consulta do SQL Server escolheu. Além disso, mostra também o custo (em termos de uso de recursos) da execução das instruções.
Oracle — O comando CREATE INDEX é utilizado para criar um índice em: 1) Uma ou mais colunas de uma tabela, de uma tabela particionada, de uma tabela organizada pelo índice, de um agrupamento (cluster = objeto de esquema que contém dados de uma ou mais tabelas, todas tendo uma ou mais colunas em comum.
Na maioria das vezes eles estão na forma como desenvolvemos as consultas. Assim, sua análise para posterior ajuste é essencial. Otimizar o servidor de banco de dados é muito importante, mas melhorar o desempenho de consultas individuais pode ser ainda mais satisfatório. Existem várias formas de otimizar o banco e as consultas.
Dependendo da consulta que quero fazer nesta tabela, quero que o SQL Server utilize um index específico. Por exemplo, a tabela abaixo possui vários campos de identificação. Ao utilizar um SELECT gostaria de utilizar um índice específico para a consulta. Obrigado por contribuir com o Stack Overflow em Português!
Reconstruir a lógica em um SQL que utiliza a expressão CASE que torna possível manipular diversas variações de saída. É a criação de objetos de banco de dados através da linguagem DDL dinamicamente.
Ou seja, estou mantendo o histórico de um certo relatório. Esta tabela possui vários campos chave. Dependendo da consulta que quero fazer nesta tabela, quero que o SQL Server utilize um index específico. Por exemplo, a tabela abaixo possui vários campos de identificação.
Como funciona o impermeabilizante?
Qual a vantagem de usar gasolina podium?
O que é um fórum de discussão em EAD?
O que são grileiros e a relação deles com a invasão de terras na Amazônia?
Qual a importância dos EPIs e EPCs para a segurança do trabalhador?
Quanto que é o vestibular da Unicamp?
Como deve ser o pagamento de aluguel?
Para que serve o exame de sangue fibrinogênio?
Qual a velocidade máxima do Tesla?
O que é soluto e solvente dê exemplos?
Qual o tempo máximo de um desmaio?
O que é socialização primária exemplos?
Qual o nível ideal de cálcio no sangue?