Resposta:São capazes de molhar as partículas sólidas, aumentando seu contato íntimo com os líquidos (reduz o ângulo de contato sólido/líquido). EHL entre 3 e 6 e, 8 e 18 agentes emulsificantes. Diminuem a tensão superficial, minimizando a energia necessária para formação do sistema.
Os tensoativos devem apresentar valor de EHL equivalente ao da fase dispersa, para poder mantê-la estabilizada frente à fase dispersante.
Os agentes emulsificantes (ou surfactantes) são substâncias adicionadas às emulsões para aumentar a sua estabilidade cinética tornando-as razoavelmente estáveis e homogêneas. Um exemplo de alimento emulsionado é a maionese, na qual a gema de ovo contém o fosfolipídeo lecitina que estabiliza a emulsão do azeite na água.
Uma emulsão é formada quando é feita a mistura de dois líquidos imiscíveis, ou seja, líquidos que não se misturam. Nesse caso, um dos líquidos (a fase interna ou dispersa) encontra-se no interior do outro líquido (fase externa ou contínua).
É também chamada de dispersão coloidal, já que pequenas partículas (gotículas) de um líquido estão dispersos em outro líquido. Para manter a emulsão estável é necessária a adição de agentes surfactantes (emulsionantes ou tensoativos), que ajudam a tornar-la razoavelmente estável e homogênea.
O emulsificante pode ser de origem: Natural, como a clara de ovo que contém o fosfolipídeo lectina, o qual estabiliza a emulsão de glicerol; Ou de origem sintética, que são produzidos a partir de monoglicérides de glicerol. Como usar emulsificantes?
Os agentes tensoativos são fundamentais na estabilização de emulsões e microemulsões. Enquanto as emulsões são estabilizadas por agentes emulsivos comuns (tensoativos), as microemulsões geralmente são adicionadas de um co-tensoativo, cuja função é diminuir a tensão interfacial para valores abaixo dos limites proporcionados pelo emulsivo comum .
Não iônicos: possuem um radical hidrófobo e um hidrófilo. São considerados bons emulsionantes, umectantes ou solubilizantes. Ex.: Alcanolamidas de ácidos graxos. Catiônicos: apresentam em solução íons tensoativos positivos, o radical hidrófobo é um cátion.
Entre as principais aplicações dos tensoativos, além da já mencionadas, temos também a produção de agroquímicos, tintas, alimentos, remédios, óleos lubrificantes, entre outros. Atkins, P. W.; Jones, Loretta .
Qual é a vogal temática de verbo?
Como a digestão respiração e circulação do sangue trabalham juntos?
Onde estão localizadas as maiores reservas de manganês no Brasil?
É seguro comprar no Mercado Livre pelo boleto?
Qual a ordem para ler os livros de Rick Riordan?
Como mudar o E-mail cadastrado no Caixa Tem?
Como resetar J5 Prime bloqueado?
Como ligar a central de choque com a central de alarme?
Como salvar um arquivo em CSS?
Qual a senha padrão do roteador Intelbras IWR 3000N?
Qual detergente pode lavar roupa?
Como restaurar a modo de fábrica iPhone 5?
Quais os setores das indústrias de alimentos no Brasil?
Como resetar central do Monza?