Os surdos podem sentir os sons das músicas, através de vibrações das ondas sonoras no corpo e no chão, percebem os ritmos e as pausas e captam rapidamente os movimentos da coreografia observando o professor. ... Para acompanhar os movimentos e o ritmo da coreografia, a observação é muito utilizada.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, é possível trabalhar música com deficientes auditivos, sendo eles capazes de “responder a ela através da dança e da expressão corporal. De forma adequada a cada ritmo e de maneira intensa e alegre” (Pedrinelli & Teixiera, 1994).
Para os surdos, a música pode ser sentida de dois jeitos diferentes: por meio de vibrações ou com um intérprete de Libras. ... Quando a pessoa é surda, ela recebe essas mesmas vibrações, mas geralmente, existe algum problema nessa comunicação com o cérebro, que acaba não reconhecendo as vibrações como sons.
A partir disso, podemos afirmar que a música, com seu ritmo, consegue envolver a todos, independente do grau de surdez. Todos os surdos podem, portanto, interagir com o meio musical. Formada pela união de som, ritmo e letra (poesia), a música leva o corpo a expressar sentimentos.
Dicas Básicas!
Se iniciado desde a infância, o processo de musicalização permite que a criança conheça melhor a si mesmo, desenvolvendo noção corporal de si própria e também do outro, iniciando assim, o processo de comunicação. ... A inclusão de crianças portadoras de deficiência auditiva sempre foi um grande desafio para a pedagogia.
Em suma, a atividade física para o deficiente beneficia tanto seu físico quanto seus aspectos psicológicos. Fisicamente o prepara para os desafios da vida cotidiana, promovendo maior vitalidade, saúde e bem-estar.
Rugby, futebol e basquete são alguns exemplos dessas modalidades. Entre outras coisas, a prática desses esportes permite a interação social e o compartilhamento de experiências e de histórias de superação. Além disso, favorece a inclusão e a socialização, promovendo enormes benefícios emocionais para quem os pratica.
Para os surdos, a música pode ser sentida de dois jeitos diferentes: por meio de vibrações ou com um intérprete de Libras.
Outra maneira de fazer a música acessível aos surdos é o recurso do interprete em shows, concertos e vídeo clipes. Sobre essa iniciativa mega legal, a gente entrevistou a Luíza Caspary, cantora e super amiga do Hugo.
Então, a ideia de que todo surdo é mudo deve ser completamente extinta de nossas mentes. É importante ressaltar que mesmo que o surdo não consiga falar de forma oral, ele fala com as mãos. A linguagem de sinais é também um tipo de fala, pois é através dela que se comunicam os deficientes, sendo eles surdos, mudos ou os dois.
O que fazer para ter liderança?
Como o Basilisco andava em hogwart?
Como fazer o sensor da TV voltar a funcionar?
Como aumentar o número de mitocôndrias no corpo?
Quanto é para fazer uma cirurgia plástica no nariz?
O que fazer para ter foco em emagrecer?
Como se tornar amigo de um professor?
Como saber se seu cachorro tem ansiedade?
O que fazer para ter mais autonomia?
O que tomar para prevenir DST?
Qual a maturidade emocional das pessoas?
Como saber se o iPhone é GSM ou global?
Como o anarquismo chegou no Brasil?