O volume de dióxido de carbono exalado e, consequentemente, o pH sanguíneo, aumentam quando a respiração se torna mais rápida e mais profunda. Por meio do ajuste da velocidade e da profundidade da respiração, o cérebro e os pulmões são capazes de regular o pH sanguíneo minuto a minuto.
O Sistema respiratório é o mais rápido no controle do pH. Partiremos da seguinte reação: Ao aumentarmos a frequência respiratória, aumentamos a retirada de CO2 e, consequentemente, aumentamos a velocidade da reação à esquerda. Isso faz com que mais hidrogênio livre seja direcionado para formação de H2CO3.
Na realidade, a regulação respiratória do pH, por estímulos do centro respiratório, não normaliza o pH do sangue, porque, à medida que a concentração do íon hidrogênio se aproxima do normal, o estímulo que modifica a atividade respiratória vai desaparecendo.
O pH do sangue deve estar entre 7,35 e 7,45 e a alteração nesses valores é uma situação muito grave.
A perda de água pode aumentar o pH do sangue porque junto com a água, o corpo também perde eletrólitos presentes no sangue na forma de sais e minerais como o sódio e o potássio. A perda de fluidos pode acontecer por causa de suor excessivo, diarreia e vômito.
Quais são as principais características do ballet clássico?
Quanto custa para fazer uma procuração no cartório?
Como ser mais alegre e divertido?
O que é necessário para transportar combustível?
Quais são os benefícios da argila rosa?
Quais são os principais representantes do Reino Monera?
Quais as brincadeiras mais legais?
Quando me perguntam porquê ou por quê?
Quem destruiu o Templo pela segunda vez?
Quais são as características de uma amizade verdadeira?
O que foi a Guerra das Correntes?
Qual é a figura de linguagem da frase o sol beijava o alto das montanhas?
O que pode causar a falta de higiene pessoal?