Artigo 3º: É obrigação da família, da comunidade, do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
2o O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual ...
“Art. 230. A família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida. 1º – Os programas de amparo aos idosos serão executados preferencialmente em seus lares.
O Estatuto do Idoso elenca como fundamentais os direi- tos à vida; à liberdade, ao respeito e à dignidade; aos alimentos; à saúde; a educação, cultura, esporte e lazer; à profissionaliza- ção e ao trabalho; à previdência social; à assistência social; à habitação e ao transporte (arts. 8 a 42 do Estatuto).
A partir de agora, pessoas com 80 (oitenta) anos ou mais terão prioridade até mesmo em relação aos outros idosos (que tenham entre 60 e 80 anos). A nova lei prevê que os idosos “mais velhos” terão preferência no atendimento à saúde, exceto em casos de emergência, e na tramitação dos processos judiciais.
34 curiosidades que você vai gostar
No Estatuto é assegurado ao idoso, em um nível elevado de proteção, o direito a saúde física e mental e o pleno exercício da vida moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade [7].
Atualmente, a Lei 10.048/00 já assegura atendimento prioritário na administração pública a idosos (60 anos ou mais), mas não faz distinção entre eles. Também têm direito a atendimento prioritário, segundo a lei, pessoas com deficiência, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e pessoas com obesidade.
direito à liberdade; direito à dignidade; direito ao respeito; direito à convivência familiar e comunitária.
Bom, inicialmente, a obrigação de cuidar do idoso, é de seus filhos. E, havendo mais de um filho, cada um responderá de maneira proporcional a sua capacidade. Não havendo filhos ou estes não tendo condições de oferecer os cuidados e/ou alimentos necessários, chamam-se os netos.
Como lidar com um homem insegura?
Como lidar com pessoas que discordam de vc?
O que leva uma pessoa a procrastinar?
Onde tirar o cartão do idoso para Estacionamento?
Como sair da prioridade de boot?
Como cancelar um pagamento recorrente no cartão de crédito Itaú?
Onde tirar meu cartão de idoso?
Como retirar máscara de argila do rosto?
Como tirar distribuído por WordPress?
Como cancelar o cartão Calcard?
Como desativar a impressão digital?
Qual foi a primeira molécula orgânica que surgiu no nosso planeta?
Como tirar Caramujo do Mar da concha?
Como desativar o bloqueio de chamadas Samsung?
Qual o melhor rodo para passar pano na casa?
Tem que pagar inscrição do Encceja 2020?