Os povos ribeirinhos são descendentes dos migrantes nordestinos que ocuparam a Amazônia na segunda metade do século XIX atraídos pela propaganda oficial para trabalharem na extração do látex, os mais velhos – conhecidos como soldados da borracha – trabalhavam para abastecer a indústria bélica dos países aliados, por ...
Os ribeirinhos também coletam o látex, usado na produção de borracha. A resina é extraída com a sangria das seringueiras nativas. A atividade que vem mais crescendo nos últimos anos é extração do óleo de copaíba. A coleta ocorre o ano todo em lugares distantes, na mata.
As principais atividades econômicas e de subsistência (produção de alimento) de ambos grupos culturais consistem principalmente na pesca artesanal, agricultura de pequena escala, complementadas por criação de animais e extrativismo vegetal (especialmente na Amazônia), além do turismo (principalmente no litoral).
Suas moradias são construídas utilizando a madeira como principal alternativa de construção. A grande maioria das casas são palafitas, construídas alguns metros acima do nível do rio para evitar que sejam invadidas pelas águas durante as enchentes.
Sua história começou no fim do século XIX, quando pessoas de várias partes da Amazônia e do Nordeste migraram para trabalhar nos seringais. Mesmo com muitos anos de ocupação, os ribeirinhos não tinham, até o momento, nenhum documento oficial que reconhecesse a posse em terras da União.
Estes vivem com as condições oferecidas pela própria natureza, adaptando-se aos períodos das chuvas. Tendo a pesca artesanal como principal atividade de sobrevivência, mas cultivam também pequenos roçados para subsistência (consumo próprio) e também podem praticar atividades extrativistas.
Suas moradias são construídas utilizando a madeira como principal alternativa de construção. A grande maioria das casas são palafitas, construídas alguns metros acima do nível do rio para evitar que sejam invadidas pelas águas durante as enchentes.
Povos ribeirinhos ou ribeirinhas são aqueles que residem nas proximidades dos rios e têm a pesca artesanal como principal atividade de sobrevivência. Cultivam pequenos roçados para consumo próprio e também podem praticar atividades extrativistas e de subsistência.
Povos ribeirinhos ou ribeirinhas são aqueles que residem nas proximidades dos rios e têm a pesca artesanal como principal atividade de sobrevivência. Cultivam pequenos roçados para consumo próprio e também podem praticar atividades extrativistas e de subsistência. As populações tradicionais, entre elas os ribeirinhos, ...
Diante das imprevisões do nível de elevação das águas, que em certos anos provocam as “grandes cheias” e as “grandes secas”, os ribeirinhospermanecem atentos e sob grande expectativa durante os meses da enchente.
A relação diferenciada com a natureza faz dos ribeirinhos grandes detentores de conhecimentos sobre aspectos da fauna e da flora da floresta; o uso de plantas medicinais; o ritmo e o caminho das águas; os sons da mata; as épocas da terra. Esse convívio alimenta a cultura e os saberes transmitidos de pai para filho.
As atividades desempenhadas são o artesanato e a agricultura, sabendo que a maioria das culturas e criações de animais são complementares à alimentação como caça, pesca e algum extrativismo vegetal. Postado por População Ribeirinha às 12:16 35 comentários:
Como percevejos se reproduzem?
Em quais países a rainha Elizabeth governa?
Qual exame para saber se o pâncreas está bem?
Para que serve hidróxido de cálcio no cabelo?
O que é atividade de vida prática?
O que significa sonhar que é amiga de famoso?
Quem tira a tireoide vive normal?
O que é bom para amolecer o feijão?
O que a Demoiselle pode levar?
Como converter de MG para mol?
Como controlar volume do Bluetooth?
O que é necessário para se produzir um filme?
Como acessar o Boletim Online Bahia?
Quando se começou a comemorar o Natal?
Como fazer compressa quente com toalha?
Quem é o vilão mais fraco do Naruto?