Muitos historiadores localizam a primeira celebração em Roma, no ano 336 d.C., no entanto parece que os primeiros registros da celebração do Natal têm origem anterior, na Turquia, a 25 de Dezembro, já em meados do século II.
A comemoração do Natal enquanto festa cristã surgiu em algum momento entre o século II d.C. e IV d.C. A teoria mais aceita é a de que a celebração foi estipulada nessa data como um mecanismo para garantir mais fiéis ao cristianismo.
O Natal teve origem em festas pagãs que eram realizadas na antiguidade. Nessa data, os romanos celebravam a chegada do inverno (solstício de inverno). Eles cultuavam o Deus Sol (natalis invicti Solis), e ainda realizavam dias de festividades com o intuito de renovação.
Apesar da tradição de celebrar o Natal no dia 25 de dezembro, não há uma data precisa relacionada ao nascimento de Jesus Cristo. No entanto, a tradição cristã optou pelo dia 25 devido à sua proximidade com o solstício de Verão (no hemisfério sul), esclarece o site britânico.
Não existe certeza do momento exato em que o dia 25 de dezembro tornou-se o dia do nascimento de Jesus. Acredita-se que a celebração foi consolidada como data do nascimento de Cristo entre os séculos III e IV, e que foi uma reação da Igreja Católica contra festividades pagãs que aconteciam naquela época.
40 curiosidades que você vai gostar
“A data do Natal foi fixada em 25 de dezembro pelo imperador Constantino, porque nesse dia era celebrada a grande festa solar em Roma”, explica Ramón Teja, professor emérito de História Antiga da Universidade de Cantábria (Espanha), especialista em história do cristianismo e presidente de honra da Sociedade Espanhola ...
O Natal é celebrado no dia 25 de dezembro, a data é uma comemoração cristã que relembra o nascimento de Jesus Cristo. Esperança e tempo de renovação fazem parte do espírito natalino. O Natal traz, não só para os cristãos, mas para muita gente, um desejo de fechamento e início de ciclos.
Jesus teria nascido entre 9 de março e 4 de maio do ano 5 antes de Cristo.
"Historiadores suspeitam que Jesus possa ter nascido no fim do governo de Herodes, o Grande, portanto entre o ano 6 e 4 antes da Era Comum. Imagina que loucura: Jesus nasceu antes de Cristo . Só com o passar do tempo se assumiu a data do 25 de dezembro", conclui.
O dia de Natal, que celebra o nascimento de Jesus Cristo, é comemorado em 25 de dezembro e remonta à época da cristianização da Europa.
Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram morar na América durante o período colonial. No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois, além de decorar, simbolizam alegria, paz e esperança.
O nascimento de Jesus
A natividade é descrita no Novo Testamento da Bíblia, mas os evangelhos de Mateus e Lucas dão versões diferentes para o evento. Ambas narrativas dizem que Jesus nasceu de Maria, noiva de José, um carpinteiro. Os evangelhos afirmam que Maria era virgem quando engravidou.
O surgimento da árvore de Natal moderna é alvo de controvérsia. Existem aqueles que falam que ela surgiu em Talinn (atual Estônia) em 1441, enquanto outros falam que ela surgiu em Riga (atual Letônia) em 1510. Há ainda quem fale que ela surgiu em Bremen (atual Alemanha) em algum momento do século XVI.
As celebrações de Natal nas denominações do cristianismo ocidental há muito tempo começam na noite do dia 24 de Dezembro, devido em parte ao dia litúrgico cristão começar ao pôr do sol, uma prática herdada da tradição judaica e baseada na história da Criação no Livro de Gênesis: "e houve tarde, e houve manhã - o ...
Jesus Cristo ou Jesus de Nazaré nasceu em Belém cidade da Judeia, provavelmente no ano 6 a.C. A diferença entre o nascimento "real" de Jesus e o “ano zero” do calendário cristão se deve a um erro de datação, quando a Igreja através do monge Dionísio Exíguo, encarregado pelo papa, resolveu reformular o calendário, no ...
Natal é momento de perdão, de esquecer as tristezas e as amarguras, e é época de fortalecer o coração na fé. Natal é tempo de família, muitos risos e alegrias. É época de fraternidade e união, e tentar que assim seja o ano todo.
O Natal é tempo de celebrar a vida todos os dias através do amor de Deus com o nascimento de Jesus Cristo. Feliz Natal! Natal é o espírito da doce amizade que brilha o ano todo. É consideração e bondade, é a esperança renascida para promover a paz entre as pessoas.
A principal mensagem de Natal é a de um Deus Humano que passou por aqui e nos ensinou com os seus exemplos de vida o significado das palavras perdão, justiça, amizade, renovação, força, coragem, partilha, consciência, entre outras que deveriam compor o significado da palavra humanidade.
O 25 de dezembro é apenas uma data simbólica, adotada pela Igreja por volta do século 4. Na verdade, ninguém faz ideia de quando Jesus Cristo nasceu. Cerca de 30% da humanidade – ou todos aqueles que são cristãos – comemora o nascimento de Jesus Cristo no Natal, dia 25 de dezembro.
O Papai Noel teve origem em São Nicolau, um bispo católico do século IV que viveu na cidade de Mira, onde atualmente é a Turquia. Ele é lembrado como um homem bondoso que presenteava as crianças no dia de seu aniversário, 6 de dezembro.
Cristão: O significado simbólico da árvore de Natal é talvez melhor associado ao nascimento e ressurreição de Cristo. Existem muitas teorias sobre como exatamente a árvore adquiriu essa conexão com o cristianismo. Uma dessas teorias é de São Bonifácio, um missionário cristão do século VIII.
A Saturnália era um festival realizado pelos romanos antigos para celebrar o que chamavam de "renascimento" do ano, para marcar o solstício de inverno no calendário juliano (prevalente no império romano e na Europa durante séculos) que, curiosamente, era celebrado em 25 de dezembro.
O dia 25 de dezembro marca a celebração do Natal na maior parte do planeta. A data é celebrada em praticamente toda a Europa, a América e a Oceania. Com o colonialismo, a festividade também se tornou uma tradição na África e em partes da Ásia.
Se Jesus provavelmente existiu, há, portanto, uma data de nascimento. Em todos os calendários do mundo ocidental, o dia 25 de dezembro estará em uma cor diferenciada. Afinal, é o feriado do Natal, a celebração do nascimento de Jesus. No entanto, é impossível afirmar que Cristo nasceu, mesmo, nesta data.
b) Por que o dia 25 de dezembro de qualquer ano e o primeiro dia do ano seguinte caem no mesmo dia da semana? ... Porque de 25/12 a 1 o /1 são 7 dias, ou seja, 1 semana completa.
O que é mais quente o sol ou a Lua?
Como aumentar as margens do Excel?
Como fazer vetorização de imagens?
Como saber se uma pessoa tímida está afim de você?
Como é feita a fluidoterapia em cães?
Como alegar incompetência absoluta?
O que fazer com o resto do banho de ervas?
Como identificar a madeira garapeira?
Qual a quantidade de ar que respiramos?
Quais carteirinhas de estudante são aceitas no Rock in Rio?
Qual o artigo da agressão verbal?
Quando se consuma a falsidade material?