Explicação: O reino protista é o reino das algas e dos protozoários. Os seres protistas englobam tanto seres unicelulares – possuem uma única célula – e também de seres pluricelulares – possuem várias células. No Reino Protista podem ser encontrados tantos seres heterótrofos quanto seres autótrofos.
os seres vivos sao classificados segundo o sistema de whittaker em cinco reinos.o reino protista atualmente chamado de protoctista, caracteriza-se por : a)englobar apenas organismos heterotroficos e multicelulares b)englobar apenas organismos autotróficos e multicelulares c)englobar apenas organismos autotroficos e ...
Os cinco reinos propostos por Whittaker são: Reino Monera, Reino Protista, Reino Fungi, Reino Animalia e Reino Plantae.
Para classificar os organismos dessa forma, Whittaker analisou critérios como a organização celular, ou seja, se os organismos eram procariontes ou eucariontes, e verificou o número de células (formados por uma ou mais células) e a forma de nutrição.
Notice
Reino | Monera |
---|---|
Nível de organização celular | Procarionte Geralmente com parede celular Unicelulares, solitários ou em colónia |
Modo de nutrição | Autotróficos (fotossíntese ou quimiossíntese) ou heterotróficos (absorção ou ingestão) |
Interacção no ecossistema | Produtores ou microconsumidores |
Exemplos de organismos | Bactérias |
Propôs a nova classificação dos organismos (1969) em cinco reinos: Monera (as bactérias e os cianófitos, ou seja, todos os procariontes), Protista (protozoários, euglenófitos, pirrófitos, crisófitos e mixomicetos), Fungi (todos os fungos), Plantae ou Metaphyta ou Reino Vegetalia (todos os vegetais) e Metazoa ou ...
Whittaker propôs em 1969 uma nova classificação dos organismos, em cinco reinos, que é classificação atualmente adotada. Esses reinos, que se diferenciam pelo tipo de nutrição do ser vivo e pela organização de suas células, são os seguintes: Monera: inclui os organismos procarióticos bactérias e algas azuis.
A classificação dos seres vivos em três domínios foi proposta em 1977, por Carl Woese, que usou como critério a filogenia molecular. É comum encontrarmos em livros didáticos a classificação dos organismos vivos em cinco reinos: Reino Monera, Reino Protista, Reino Fungi, Reino Plantae e Reino Animalia.
Neste artigo apresenta-se uma visão geral dos vários sistemas de classificação propostos com maior ênfase para a classificação em 5 reinos de Whittaker modificada e a classificação em domínios de Woese et al. 1990.
A classificação dos protozoários baseia-se fundamentalmente nos tipos de reprodução e de organelas locomotoras. A locomoção se faz por batimento ciliar, flagelar, por emissão de pseudópodos e até por simples deslizamento de todo o corpo celular.
A maioria das espécies é heterotrófica, no entanto, algumas apresentam nutrição mixotrófica. Apresentam o paramilo como substância de reserva e não têm parede celular.
No século XX com o aparecimento do microscópio electrónico e com o avanço de algumas técnicas bioquímicas, foi possível compreender que as bactérias têm características muito distintas dos fungos e dos protozoários. E em 1956, Herbert Copeland (1902-1968), apresenta uma classificação que se aproxima mais da realidade natural.
Qual é a origem do sobrenome Borges?
Quantas calorias o corpo gasta fazendo burpee?
O que é um vídeo profissional?
Qual a diferença entre PUN e gun?
Como ver dispositivos Windows?
O que é SESMT e por quais profissionais é formado?
Como fazer meia-risca no notebook?
Quanto tempo demora para pegar a dispensa do Exército?
Qual era a finalidade do Estado bem-estar social?
O que é uma decisão interlocutória?
Qual é a importância de ler os rótulos?
O que é um agregado na química?
Quantos DPI tem o mouse Logitech G203?
Quando o ar pode ficar poluída?