Os óxidos se classificam em função do seu comportamento na presença de outros elementos como: água, bases e ácidos, sendo assim eles podem ser: básicos, ácidos, neutros, anfóteros, mistos, ou peróxidos, vejamos a diferença entre eles: ... Óxidos anfóteros: pode se apresentar de dois modos.
Química
Um óxido é um composto químico binário formado por átomos de oxigênio com outro elemento em que o oxigênio é o mais eletronegativo. Os óxidos constituem um grande grupo na química, pois a maioria dos elementos químicos formam óxidos. ... Estes compostos são chamados fluoretos de oxigênio.
Características dos óxidos São substâncias binárias; Possuem fórmula geral C2Oy, em que y é a carga do cátion (Cy+); Nos óxidos, o oxigênio é o elemento mais eletronegativo; São formados pela ligação do oxigênio com outros elementos, exceto o flúor.
Classificação dos Sais
O óxido nitroso pertencente a classe dos óxidos neutro com fórmula molecular N2O foi descoberto no ano de 1772 pelo inglês Joseph Priestley, que utilizava esse composto, em conjunto com outros gases para tentar curar diversas doenças desde problemas do sistema gástrico até tuberculose.
Os óxidos anfóteros são óxidos que possuem um comportamento ambíguo, pois frente a um ácido eles se comportam como um óxido básico; e na presença de uma base se comportam como óxidos ácidos. Tanto a base como o ácido com o qual os óxidos anfóteros reagem devem ser fortes, com caráter químico bem pronunciado.
Óxidos ácidos: São também conhecidos por anidridos, e reagem com água produzindo um ácido e com base formando sal e água. ... Óxidos bases: Estes compostos tendem a reagir com água formando uma base e com ácido produzindo sal e água.
Os óxidos ácidos também chamados de anidridos são aqueles que reagem com a água e originam um ácido e que também reagem com uma base e geram água e um sal. Alguns exemplos de óxidos ácidos são: CO2, SO2, SO3, P2O5, Cl2O6, NO2, N2O4, N2O5, etc.
a) Quando um óxido básico reage com um ácido, forma-se sal e água, ocorrendo uma reação de neutralização.
O monóxido de carbono possui fórmula molecular CO, e sua massa molar é de 28 g/mol. Essa substância encontra-se no estado gasoso em temperatura ambiente (temperatura de fusão = −205,07 °C; temperatura de ebulição = -191,5ºC) e possui densidade igual a 1,25 kg·m−3 a 0 °C.
Após sua inalação, o monóxido de carbono pode causar leves sintomas de envenenamento, dores de cabeça e até falhas na respiração, levando à morte. Os sintomas dependem da concentração de CO no ar atmosférico e do tempo de exposição ao gás.
A liberação de monóxido de carbono pode ocorrer em equipamentos de aquecimento de ambientes, os quais utilizam como princípio a queima de gás ou querosene, que não estejam regulados e com a manutenção em dia. O monóxido de carbono já foi utilizado, durante a Segunda Guerra Mundial, nas câmaras de gás dos campos de concentração nazistas.
O monóxido de carbono possui cerca de 200 vezes mais afinidade com a hemoglobina que o gás oxigênio e, ao ligar-se a ela, diminui a quantidade de hemoglobina disponível para o transporte de O ...
Como incluir sobrenome paterno?
Porque 20 de setembro é o Dia do Gaúcho?
Onde fica a região do baixo ventre?
O que são competências e habilidades na educação infantil?
O que foi o período Paleozóico?
Qual a idade de Lima Duarte ator da Globo?
Qual o nível de progesterona para engravidar?
O que é ECA e sua importância?
O que o banco não pode penhorar?
Qual é a gravidade do planeta Terra?
O que acontece depois que se forma na EPCAR?
Como consultar autos do processo TJSP?
Quais são os nomes dos minerais?
Como são os receptores presentes na superfície dos linfócitos T?