A maior parte da radiação solar absorvida pelos oceanos é liberada para a atmosfera em forma de vapor d'água, que se transforma em umidade. ... Essa umidade, por sua vez, transforma-se em nuvens que se precipitam, dando origem às chuvas.
O grande volume e a alta capacidade térmica da água fazem do oceano o regulador do sistema climático, reduzindo as diferenças de temperatura e criando um ambiente propício para a vida em quase toda a superfície da Terra.
A água, o principal componente dos oceanos, tem características físico-químicas que favorecem a absorção e a liberação lenta de calor. Como consequência, ela evita que as temperaturas subam muito durante o dia ou baixem demais a noite.
O aumento da temperatura do planeta e da quantidade de carbono já está afetando as criaturas marinhas e destruindo ecossistemas como os recifes de corais. Além disso, mais calor significa também aumento do nível do mar, o que coloca em risco ilhas e cidades costeiras.
Além disso, os oceanos têm um papel fundamental no equilíbrio térmico do planeta. Em virtude de sua grande massa e calor específico, os oceanos são dotados de uma enorme capacidade térmica, isto é, precisam receber enormes quantidades de calor para ter a sua temperatura alterada.
Os oceanos são responsáveis pela regulação da circulação atmosférica, distribuição da umidade, controle das temperaturas, abrigam os principais responsáveis pela maior produção de oxigênio, amenização do efeito estufa (retiram carbono e metano da atmosfera), apresentam um imensurável patrimônio de biodiversidade, ...
Além do impacto do aumento do nível do mar sobre cidades costeiras, são os oceanos que regem o clima do planeta: os padrões de chuvas e a temperatura atmosférica estão diretamente ligados à temperatura do mar, ao fluxo das correntes marítimas, à evaporação e massas de ar e umidade.
A atmosfera da Terra é constituída de gases que permitem a passagem da radiação solar, e absorvem grande parte do calor (a radiação infravermelha térmica), emitido pela superfície aquecida da Terra. Esta propriedade é conhecida como efeito estufa.
Este aquecimento causa a aceleração dos processos de derretimento do gelo Antártico, Ártico e da Groenlândia, além de impactar o pH oceânico e toda a biota marinha. Variação da quantidade de energia (em zettajoules) nas parte superior dos oceanos (2000m) ao longo dos anos.
Os fenômenos cíclicos climáticos de curto prazo (El Niño e La Niña) e os de médio prazo (Oscilação Decadal do Pacífico) ligam-se diretamente ao comportamento das águas do maior oceano da Terra. Outro exemplo da influência dos oceanos sobre o clima é a grande seca ocorrida na Amazônia no ano de 2005, uma das maiores da história da região.
Conhecer a dinâmica climática das diferentes partes do mundo é muito importante para planejar melhor atividades econômicas, como o turismo, a agricultura e outras, além de prever ações públicas de planejamento, como períodos para construções públicas e inúmeros outros elementos. Compartilhe!
Existem muitos fatores que influenciam a dinâmica climática, como a latitude, os ventos, as massas de ar, a umidade, as chuvas, a maritimidade e a continentalidade, a temperatura dos oceanos, entre outros. Apesar dessa diversidade, a altitude é um dos fatores mais decisivos sobre as características do clima.
Influência das correntes marítimas no clima Geografia A influência das correntes marítimas no clima se dá principalmente pela regulação por parte dessas correntes da composição das massas de ar.
Como ter energia para levantar da cama?
O que comer para ficar com a pele do rosto bonita?
Como ter mais agilidade na dança?
Como construir uma mansão no The Sims?
Como remover caspa grudada no couro cabeludo?
Como ganhar dinheiro The Sims 4 PS4?
Quando perde a estabilidade da CIPA?
Como melhorar a fluência na fala?
Como separar as cartas para jogar escova?
Quanto tempo leva para chapar a barriga?
Como navegar na internet sem ter internet?
Pode ter dois mascotes em Eldarya?
Como pensar igual Albert Einstein?
Como ter My Family Cinema grátis?
Quanto tempo leva para desinchar a barriga depois de uma histerectomia?