Feixes musculares Os músculos podem prender-se diretamente aos ossos ou fazê-lo por intermédio de tendões, um tecido branco fibroso. Os músculos são órgãos contráteis e elásticos. Um músculo, quando estimulado por um agente exterior, pode se contrair e encurtar rapidamente, o que promove o movimento.
Assim como existem sinapses entre neurônios, existem sinapses entre neurônios e as fibras musculares. Essas junções são chamadas de sinapses neuromusculares e tem a finalidade de transmitir impulsos nervosos ao músculo.
Além disso, de acordo com as características estruturais, os músculos podem ser classificados em liso, esquelético e cardíaco. Esses músculos atuam diretamente ligados com o sistema nervoso com o objetivo de permitir que a movimentação aconteça de forma correta e coordenada.
Um exemplo simples da importância dos ossos para nossa movimentação está em uma simples consideração, pois para ficarmos em pé, nosso corpo precisa fazer uso de seus 206 ossos, que são a estrutura, além de 639 músculos, que auxiliam na movimentação.
Músculos: Ossos, músculos, tendões e ligamentos movimentam o corpo - UOL Educação A grande maioria dos animais se locomovem, em geral para capturar seu alimento, para acasalar ou para fugir de situações que coloquem suas vidas em risco. Com o ser humano não é diferente, embora, muitas vezes, realizemos mo
Cada músculo possui o seu nervo motor, o qual divide-se em várias fibras para poder controlar todas as células do músculo, através da placa motora. Tipos de músculo.