Por meio do contato direto (pele com pele) ou indireto (toque em objetos e superfícies contaminadas), esses microrganismos podem se transferir de uma superfície para outra. As mãos são um veículo eficiente para a transmissão de infecções e bactérias.
A microbiota residente é constituída por microrganismos de baixa virulência, como estafilococos, corinebactérias e micrococos, pouco associados às infecções veiculadas pelas mãos. É mais difícil de ser removida pela higienização das mãos com água e sabão, uma vez que coloniza as camadas mais internas da pele.
Na pele estão diversos microorganismos que podem ser passados por contato direto (pele com pele) ou indireto (toque em objetos e superfícies contaminadas). Por isso, as mãos acabam se tornando veículos para a transmissão de infecções e bactérias.
A microbiota transitória, por outro lado, é formada por microrganismos provenientes do meio ambiente, que habitam a pele e as mucosas por horas, dias ou semanas, não se estabelecendo de forma permanente4.
A microbiota transitória consiste de microrganismos não-patogênicos ou potencialmente patogênicos, tais como bactérias, fungos e vírus, que raramente se multiplicam na pele. No entanto, alguns podem provocar infecções relacionadas à assistência à saúde.
Após evacuar, a sua mão pode ter grandes quantidades de ovos de parasitos, vírus que causam gastroenterites, vírus da hepatite A ou bactérias diversas causadoras de diarreia. Transmissão de germes intra-hospitalar Uma médico ou um enfermeiro passa visita num paciente contaminado com algum germe.
As IRAS acometem cerca de 5% a 10% dos pacientes hospitalizados e o principal meio de transmissão é por meio das mãos contaminadas dos profissionais de saúde, (5) cujas mãos são fonte e veículo de transmissão de microrganismos entre os diversos pontos corporais de um mesmo paciente e entre pacientes.
A microbiota das mãos é composta por bactérias residentes e transitórias. A microbiota residente se encontra nas camadas mais profundas da pele, sendo assim mais difícil de ser removida. Já a transitória, que coloniza a camada mais superior da pele, é de fácil remoção pela lavagem das mãos.
Cada bolinha é uma colônia de micróbios que cresceu ao longo dos dias. Cada colônia dessas possui milhões de micróbios. Quanto maior o diâmetro da colônia, maior é o número de microrganismos. Como as mãos transmitem doenças? Existe incontáveis maneiras de uma infecção ser transmitida de uma pessoa para a outra através das mãos.
Como sobreviver sozinho na floresta?
Como funciona o ficar em pé do Apple Watch?
Como fazer solda em tubulação?
Como o Apple Watch mede calorias?
Como sintonizar a Band na TV digital?
Como o Alzheimer afeta o cérebro?
Quantos Cocôs um rato faz por dia?
Como saber se uma pessoa está com piolho?
Como saber se a casa está com pulga?
Como descobrir a profundidade do poço artesiano?
Como tirar renovação automática Twitch?
Como saber as restrições do meu CPF?
Como saber se tem água no terreno?