Por meio do contato direto (pele com pele) ou indireto (toque em objetos e superfícies contaminadas), esses microrganismos podem se transferir de uma superfície para outra. As mãos são um veículo eficiente para a transmissão de infecções e bactérias.
A microbiota residente é constituída por microrganismos de baixa virulência, como estafilococos, corinebactérias e micrococos, pouco associados às infecções veiculadas pelas mãos. É mais difícil de ser removida pela higienização das mãos com água e sabão, uma vez que coloniza as camadas mais internas da pele.
Na pele estão diversos microorganismos que podem ser passados por contato direto (pele com pele) ou indireto (toque em objetos e superfícies contaminadas). Por isso, as mãos acabam se tornando veículos para a transmissão de infecções e bactérias.
A microbiota transitória, por outro lado, é formada por microrganismos provenientes do meio ambiente, que habitam a pele e as mucosas por horas, dias ou semanas, não se estabelecendo de forma permanente4.
A microbiota transitória consiste de microrganismos não-patogênicos ou potencialmente patogênicos, tais como bactérias, fungos e vírus, que raramente se multiplicam na pele. No entanto, alguns podem provocar infecções relacionadas à assistência à saúde.
Após evacuar, a sua mão pode ter grandes quantidades de ovos de parasitos, vírus que causam gastroenterites, vírus da hepatite A ou bactérias diversas causadoras de diarreia. Transmissão de germes intra-hospitalar Uma médico ou um enfermeiro passa visita num paciente contaminado com algum germe.
As IRAS acometem cerca de 5% a 10% dos pacientes hospitalizados e o principal meio de transmissão é por meio das mãos contaminadas dos profissionais de saúde, (5) cujas mãos são fonte e veículo de transmissão de microrganismos entre os diversos pontos corporais de um mesmo paciente e entre pacientes.
A microbiota das mãos é composta por bactérias residentes e transitórias. A microbiota residente se encontra nas camadas mais profundas da pele, sendo assim mais difícil de ser removida. Já a transitória, que coloniza a camada mais superior da pele, é de fácil remoção pela lavagem das mãos.
Cada bolinha é uma colônia de micróbios que cresceu ao longo dos dias. Cada colônia dessas possui milhões de micróbios. Quanto maior o diâmetro da colônia, maior é o número de microrganismos. Como as mãos transmitem doenças? Existe incontáveis maneiras de uma infecção ser transmitida de uma pessoa para a outra através das mãos.
Qual a importância da lateralidade para leitura e escrita?
O que é adjetivo simples de exemplos?
Qual o benefício de tomar azeite com limão em jejum?
Como usar clorexidina em cachorro?
Quais são os atos atentatórios à dignidade da Justiça?
Como mudar a resolução de um vídeo no YouTube?
Quais são as fases do processo contratual?
O que não pode comer com gota?
Qual resposta ao lançamento do Sputnik foi feita pelos EUA?
Qual idade pode tomar Lavitan?
Quais os principais pilares que descrevem os princípios da governança?
Quais são os tipos de pesquisa qualitativa?
Como representar a fração 20 100?
Qual o melhor vestibular do Brasil?
O que significa cortar giro na moto?
Como substituir a margarina por óleo?
Que horas pode tomar prednisona?
Como as bactérias são divididas quanto à forma e ao arranjo?