Geralmente diante de uma gravidez na adolescência há perda de liberdade, o abandono dos estudos, a rejeição, o distanciamento dos amigos como também uma mudança no estilo de vida relacionada a essa idade. Existem algumas transformações devido à gravidez na adolescência tanto de forma individual como familiar e social.
De acordo com os dados obtidos nas entrevistas, nas observações e percepções da pesquisadora, é possível concluir que a família exerce grande influencia na repetição indesejada da gravidez das adolescentes entrevistadas.
Segundo com o levantamento do Ministério da Saúde, o aumento de ações de prevenção realizadas nas escolas, orientação sobre métodos contraceptivos e distribuição de camisinhas em postos de saúde têm ajudado a reduzir o número de adolescentes grávidas no Brasil.
“A educação sexual integrada e compreensiva faz parte da promoção do bem-estar dos adolescentes e jovens, realçando o comportamento sexual responsável, o respeito mútuo, a igualdade e equidade de gênero, assim como a proteção da gravidez inoportuna, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, defesa contra ...
Conclusão: a revelação da gravidez na adolescência pode gerar sentimentos ambíguos que variam desde a surpresa, aceitação e alegria até reações negativas caracterizadas por agressões verbais, imposição do aborto, recusa da paternidade e distanciamento dos amigos.
A gravidez na adolescência é considerada de alto risco e implica em mais complicações. A adolescente não está preparada nem física nem mentalmente para ter um bebê e assumir a responsabilidade da maternidade.
Segundo relatório do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), os países em desenvolvimento, categoria na qual está incluso o Brasil, são responsáveis, juntos, por 95% das gravidezes precoces no mundo. Por ano, sete milhões de adolescentes dão a luz nesses países.
Assim como em toda gravidez, é necessário tomar alguns cuidados e ficar atenta à saúde, com a ressalva de que a gestação na adolescência precisa de alguns cuidados redobrados – especialmente em caso de gestantes mais jovens, com o corpo ainda não totalmente formado.
Para os pais, o choque de descobrir que sua filha está grávida também é grande. Porém, é preciso saber lidar com a situação e ter em mente que, nesse momento, sua filha precisa de você ainda mais. “O momento será duro para todos, mas nenhuma dor justifica violência, seja ela física ou verbal.
Quem é a verdadeira mãe de Sarada Uchiha?
Quais os critérios para corrigir uma redação?
Como funciona infiltração no calcanhar?
Quanto tempo demora para atualizar o NIS?
Quais as consequências da degradação do solo?
Quantas vendas teve God of War?
Como deve ser o ato comunicativo jurídico?
O que é ser um professor facilitador?
Quantos quilômetros um carro anda com o tanque cheio?
Qual a diferença entre resenha e fichamento?
É possível em uma letra de câmbio protestar um sacado não aceitante?
O que significa o ponto de inflexão de uma função?
Qual a diferença entre sensor de presença ativo e passivo?
Qual a diferença entre a luz natural e a luz polarizada?
Quantos aviões caíram no Brasil em 2020?
Porque o bebê se mexe quando comemos doce?
O que foi o Plano Salte e qual a sua importância na sociedade brasileira?