Combinados entre si, os jogos podem garantir situações significativas de aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e social da criança. ... Os jogos e as brincadeiras ajudam as crianças a vivenciarem regras preestabelecidas. Elas aprendem a esperar a sua vez e também a ganhar e perder.
Os jogos propiciam o meio para que o aluno induza o seu raciocínio, a reflexão e consequentemente a construção do seu conhecimento. Além disso, promove a construção do conhecimento cognitivo, físico, social e psicomotor o que o leva a memorizar mais facilmente o assunto abordado.
Proporciona o “aprender fazendo”. Os jogos pedagógicos também levam ao desenvolvimento da linguagem, por meio do contato com diferentes objetos e diferentes situações. O brincar ajuda ainda no desenvolvimento da sociabilidade, por meio do ganhar e perder, do compartilhar e do respeito às regras.
O jogo é uma importante atividade na educação de crianças e adolescentes, uma vez que permite o desenvolvimento de diversas áreas como afetiva, motora, social, moral e a própria aprendizagem de conceitos, pois quando se joga exercita-se a curiosidade e o desenvolvimento do pensamento e concentração.
Estímulo ao raciocínio O mundo virtual também incentiva as crianças a controlarem personagens e executarem ações que exigem lógica e raciocínio. Por isso, muitos jogos ajudam a melhorar a atenção e a memória dos pequenos e servem como verdadeiro estímulo para o desenvolvimento de funções cognitivas.
Os jogos eletrônicos, em sua maioria, exigem concentração, trabalho em equipe, observação, pensamento lógico e rápido, resolução de problemas, assim como, melhora a coordenação motora e desenvolve a capacidade de tolerância a frustrações.
Words - keys: games, child, education, learning. Este estudo, de abordagem teórico-empírica, tem como propósito apresentar a importância dos jogos para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil.
Combinados entre si, os jogos podem garantir situações significativas de aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e social da criança. Em grupo, os jogos também podem contribuir para desenvolver a solidariedade e a cooperação. Os jogos e as brincadeiras ajudam as crianças a vivenciarem regras preestabelecidas.
Diante do fato de que os jogos são frequentemente ignorados por educadores e instituições escolares em geral, almeja-se pontuar a importância do aspecto lúdico para o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança.
Ao mesmo tempo favorece a concentração, a atenção, o engajamento e a imaginação. Como consequência, a criança fica mais calma, relaxada e aprende a pensar, estimulando sua inteligência. Nesse contexto, precisamos elucidar os pontos de contato com a realidade, a fim de que o jogo seja significativo para a criança.
Que tipo de bactéria a amoxicilina combate?
O que o excesso de vitamina E pode causar?
Qual o principal objetivo da qualidade de vida no trabalho?
Quem é o jogador mais completo do mundo?
O que significa 502 bad gateway nginx?
Onde posso assistir A Fazenda ao vivo?
Quanto custa o passaporte europeu?
Qual a importância dos cientistas Robert Hooke e Anton van Leeuwenhoek para o estudo da célula?
Por que é importante dormir antes da Meia-noite?
Como curar uma desilusão amorosa?
Quanto tempo demora o álcool a sair do organismo?
O que fazer para maltratar um homem?
Qual era o principal objetivo da proposta educacional de Rousseau?
Como funciona fogão de indução?