Dentro das mitocôndrias, os íons cálcio atuam como reguladores de importantes vias metabólicas, determinando a velocidade de síntese de ATP.
Dentro das células, a maior parte do cálcio está sequestrada no retículo endoplasmático e nas mitocôndrias. O retículo capta cálcio com mais afinidade do que a mitocôndria, absorvendo os íons quando as concentrações são menores. Mas as mitocôndrias têm maior capacidade de armazenamento.
Além disso, essa molécula é sintetizada e duplicada sem que seja necessária a ação do DNA nuclear. As mitocôndrias são capazes de reproduzir-se por fissão, ou seja, dividindo-se em unidades menores. Elas também se deslocam pela célula, aumentando sua concentração em locais que necessitam de energia.
Essas organelas têm funções essenciais nas células humanas, como: a produção de energia (ATP) para as atividades do organismo, atuação na morte celular por apoptose, produção de calor e contribuição genética a partir do DNA mitocondrial.
Aproximadamente 99% do cálcio do organismo é armazenado nos ossos, mas o cálcio também pode ser encontrado nas células (sobretudo nas células musculares) e no sangue. O cálcio é essencial para: Formação dos ossos e dentes. Contração muscular.
O cálcio possui a importante função de expor um sítio de ligação da miosina na proteína actina. Como podemos verificar o cálcio é fundamental para que ocorram as contrações musculares, sem este íon não ocorrerá contração e a musculatura sempre estará no estado de relaxamento.
O estímulo para a contração é geralmente um impulso nervoso que se propaga pela membrana das fibras musculares, atingindo o retículo sarcoplasmático (onde há cálcio armazenado), que libera íons de cálcio no citoplasma.
As mitocôndrias tem na estrutura partículas sintetizadoras, matriz, espaço intermembranoso, ribossomos, cristas, grânulos, DNA próprio (chamado também de DNA mitocondrial) e a membrana externa e a interna. ... Nele são encontrados substâncias para a formação de proteínas, DNA, RNA, como também enzimas e ribossomos.
Medindo os níveis de cálcio no interior de células intactas eles observaram que, naquelas em que as mitocôndrias estavam fragmentadas, as concentrações de cálcio no citosol (líquido que preenche o espaço entre a membrana plasmática e outras partes da célula) e no retículo endoplasmático eram menores.
COUTINHO, Olga Maria Fernandes Pereira - Transporte de cálcio na célula nervosa : mecanismo a nível da membrana plasmática. Coimbra, 1987.
O cálcio afeta quase todos os aspectos da vida celular. Íons cálcio são encontrados em concentrações 10 mil vezes maiores fora da célula do que no interior dela. As células eucarióticas criaram diferentes mecanismos para manter a balanço do cálcio, ou seja, para manter os estoques de cálcio intracelular de maneira ativa no tempo.
Apesar de ser absorvido como fósforo, é estudado o fosfato pois devido ao pH do organismo, se transforma no mesmo. A importância do cálcio é dada através de sua função, seja ela intracelular ou extracelular, que destaca, no intracelular:
Qual o melhor horário para tomar o Centrum?
Quais são as áreas das finanças?
Pode dormir com travesseiro de pescoço?
Quais são as veias principais do corpo humano?
Porque não pode esquentar o arroz?
O que é composto covalente e molecular?
Qual é o barulho que o Pato faz?
Como pedir fatura impressa da Vivo?
Quem está com resfriado pode fazer cirurgia?
Como elaborar um plano de prospecção?
O que é uma transformação Isobarica?
Como aumentar o músculo do seu cachorro?
Quais são as funções urbanas de uma cidade?
Como saber se tenho oneomania?