De acordo com a professora, quando os colonizadores europeus chegaram aqui, eles não conheciam a enorme variedade da fauna e flora brasileiras. Os índios é que foram apresentando e dando nome aos animais, como por exemplo a capivara, o tamanduá, a cutia, o pirarucú, o jabuti; e às frutas, como o cacau e o cajá.
Cerca de 95% dos entrevistados atribuíram uma importância utilitária aos animais: “Ele serve como alimento” (M., 10 anos); “É importante na alimentação” (L., 13 anos); “Serve para comer” (M., 8 anos); “É um meio de alimentação” (F., 20 anos); “Os animais são importantes aos índios na alimentação e no vestuário” (J., 29 ...
Palavras indígenas incorporadas ao Português
Palavras em Tupinambá usadas para nomear animais e plantas | |
---|---|
Aves | Jacu, urubu, seriema |
Peixes | baiacu, traira, piaba, parati, lambari, piranha |
Répteis | jararaca, sucuri, jabuti, jacaré, jibóia |
Outros animais | Tamanduá, capivara, jacaré, sagüi, jabuti, quati, paca, cutia, siri, tatu, arara |
Respeito e equilíbrio, a relação entre os índios e a natureza é pautada por dois elementos básicos para o dia a dia de qualquer ser humano. O relacionamento que também envolve o afeto faz com que os índios vivam uma relação mais próxima e sagrada, como se a terra fosse a grande mãe.
As sociedades indígenas prezam muito por duas coisas: respeito e ligação com a natureza e respeito à sabedoria dos anciãos. É ainda comum nas tribos indígenas o pensamento de uma vivência sustentável — retirando da natureza somente aquilo que é necessário para a manutenção da vida.
Como as tribos indígenas vivem em contato muito próximo com a floresta, os índios domesticam alguns animais, caçando filhotes e criando-os como animais de estimação. As crianças, desde cedo, acostumam-se com esses animais, inventando várias brincadeiras com eles. bicho preguiça, antas e jabutis.
Pajé – curandeiro e “feiticeiro” das tribos indígenas. Palafita – casa construída sobre estacas altas, nos lagos e nas áreas sujeitas a inundações. Panema – indivíduo que não tem sucesso na caça, na pesca e em qualquer outra atividade. Piabeiro – pescador de peixes ornamentais.
Hoje em dia, os animais de estimação fazem parte das nossas vidas e podemos mesmo afirmar que são companheiros inseparáveis dos seus donos. No VII Congresso Internacional «Animais de estimação, fonte de saúde», o professor James A. Serpell falou-nos sobre as origens e a evolução desta relação.
No entanto, como se referiu, a relação entre seres humanos e animais de estimação nem sempre foi vista de forma tão positiva como o é na atualidade. Na verdade, esta relação passou por momentos difíceis, como aconteceu em Inglaterra há cerca de 500 anos.
Esses são denominados de animais de estimação ou companhia. Definição também adotada na IN 07/2015 do IBAMA.
Apesar de cerca de 50% das famílias portuguesas terem um animal de estimação em casa, a sociedade ainda precisa de ser sensibilizada para as necessidades e para os direitos dos animais, reduzindo situações de abuso e promovendo a sua qualidade de vida.
Como ver quanto a pessoa ganha no YouTube?
Como funciona o RecargaPay Prime?
Qual o valor do Prezao da Claro?
Quantos poderes tem o One For All?
Como calcular os juros do LIS Itaú?
Como funciona o Rappi para o comerciante?
Como conectar celular no Onix 2019?
Para que serve um receptor de TV digital?
Quais os benefícios do PAT para a empresa?
Qual site para parcelar IPVA atrasado?
O que fazer para regularizar o MEI?
O que tem de bom no Prime vídeo?
Como funciona o programa Ame-a ou Deixe-a Vancouver?
Qual a diferença entre Regime Geral de Previdência Social e Regime Próprio de Previdência Social?