Do ponto de vista científico, os iluministas acreditavam só ser possível compreender algum objeto de estudo por meio da experimentação. ... Com isto os iluministas desenvolveram uma série de ciências e muito colaboraram para o progresso da civilização ocidental.
1. Os iluministas defendiam o uso da razão pois somente ela poderia iluminar o pensamento e modificar as condições da vida humana. ... Os iluministas criticavam o controle do Estado sobre a economia, isto é, o intervencionismo e o protecionismo. Propunham a liberdade econômica, a livre concorrência entre empresas e nações.
Chamado de “século das luzes”, o iluminismo trouxe ideias voltadas à razão para deslegitimar o modelo de estado predominante na época. Seu ideal era defender a liberdade, progresso, tolerância, fraternidade, governo constitucional e afastamento entre igreja e estado.
Os iluministas acreditavam no progresso da ciência, eram contrários ao poder absoluto do rei (baseado no Antigo Regime) e solicitavam a liberdade e a tolerância. ... A razão iluminista era o caminho para as pessoas vencerem suas ignorâncias e medos e construírem um mundo baseado na verdade, no progresso e na liberdade.
O Iluminismo é compreendido como uma etapa de grande importância para a Ciência, visto que uma das suas características se reflete na liberdade de ideias, o que favoreceu o desenvolvimento do raciocínio científico.
Valorização da ciência É essa atitude do Iluminismo que elevará a ciência (no sentido que essa palavra tem hoje) ao primeiro lugar na hierarquia das atividades humanas. A física - sistematizada primeiramente na obra de Isaac Newton - é considerada pelos iluministas como a ciência mãe ou como a "verdadeira filosofia".
A racionalização dos hábitos era uma das grandes ideias defendidas pelo iluminismo. As instituições religiosas eram sistematicamente atacadas por esses pensadores. ... Até mesmo o pensamento dogmático religioso era colocado como uma barreira entre Deus e o homem.
Para os iluministas, não se pode censurar o que uma pessoa diz apenas porque é contra o governo atual ou porque o grupo majoritário não concorda. É preciso ser livre para expressar os próprios pensamentos, independente de sua natureza.
Nesse mesmo período surgiram proeminentes estudos no campo das ciências da natureza que também irão influenciar profundamente o pensamento iluminista. Entre outros estudos destacamos a obra do inglês Isaac Newton. Por meio de seus experimentos e observações, Newton conseguiu elaborar uma série de leis naturais que regiam o mundo material.
Os progressos científicos desenvolvidos no período do iluminismo permitiam que os homens tivessem acesso às informações desde o detalhamento da órbita dos planetas, bem como a descoberta da pressão atmosférica, além da circulação do sangue. A Astronomia foi uma área de grandes revelações científicas.
Politicamente, as ideias iluministas expressaram-se na Revolução Americana, de 1776, e Francesa, de 1789, que apresentavam como seu objetivo declarado a felicidade ou o bem-estar da humanidade.
A publicação mais influente do Iluminismo foi Encyclopédie (Enciclopédia). Publicado entre 17 em 35 volumes, foi compilado por Denis Diderot, Jean le Rond d'Alembert (até 1759) e um grupo de 150 cientistas e filósofos. Isto ajudou a espalhar as ideias do Iluminismo em toda a Europa e além. [15]
O que fazer antes de uma cesárea?
Como tirar a segunda via do cartão de débito Bradesco?
É normal criança sentir dores nas costas?
Como fazer ficar frio no calor?
É normal diminuir os movimentos do bebê?
Como saber se o leite materno está fazendo mal ao bebê?
Como saber se tem algo de errado com a tireoide?
Como reinventar seu casamento?
O que o Papa Francisco buscou transmitir com a encíclica laudato si?
Como se registrar no Conselho de Biologia?
Como tirar a 2 via do boleto Natura?
Como solicitar o cartão da Caixa?
Como a operadora da instalação deve elaborar a análise de risco conforme a NR 37?
Como pegar promoção do mcdonalds?
Qual é o pronome de tratamento do Papa?
Como retirar passagem de ônibus comprada pela internet?