O terceiro hormônio envolvido no controle do metabolismo do cálcio e fósforo é a calcitonina. O principal efeito deste hormônio é estimular a redução da calcemia frente a um aumento agudo da concentração de cálcio aumentando a deposição de cálcio sobre os ossos e inibindo a ressorção óssea.
Os mecanismos básicos que controlam a homeostasia do cálcio serão explicados a partir de uma resposta à hipocalcemia. A redução nas concentrações de cálcio plasmático livre estimula a liberação de PTH que, depois, atua sobre os rins e ossos, aumentando a reabsorção e a saída desse cátion, respectivamente.
A homeostase de cálcio é regulada, principalmente, pelo hormônio paratireoidiano (PTH) e pela 1,25-dihidroxi vitamina D [1,25(OH)2D], que é a forma ativa da vitamina D. A principal fonte de vitamina D está na exposição da pele à luz solar e até 20% provêm da ingestão dietética.
- Paratormônio: sintetizado pelas paratireoides, aumenta a atividade e o número de osteoclastos, elevando a taxa de cálcio na corrente sanguínea; - Hormônios sexuais: também estão envolvidos nesse processo, ajudando na atividade osteoblástica e promovendo o crescimento de novo tecido ósseo.
Outro mecanismo de mobilização de cálcio é por ação do hormônio paratormônio (produzido pelas glândulas paratireoides) que aumenta a reabsorção da matriz óssea e promove aumento da calcemia. O hormônio calcitonina, produzido pelas células C da glândula tireoide, inibe a reabsorção de matriz óssea.
Contração muscular. Funcionamento normal de várias enzimas. Coagulação sanguínea.
O Ca é absorvido no intestino delgado e sua concentração plasmática é medida pela ação dos hormônios 1,25- diidróxicolecalciferol (vitamina D3), calcitonina e hormônio da paratireóide (PTH), onde controlam sua absorção, excreção e o metabolismo ósseo (Henry, 1995).
- Hormônio de crescimento (somatotrofina): secretado pela hipófise, é responsável pelo crescimento dos ossos; - Calcitonina: produzida pela tireoide, inibe a atividade osteoclástica e acelera a absorção de cálcio pelos ossos;
Todas as ações reguladoras disparadas a partir dos hormônios ocorrem de forma tão natural e silenciosa a ponto de só se tornarem perceptíveis em caso de disfunções ou doenças que afetam a função da glândula, que passa a produzir a substância para mais ou para menos.
- Paratormônio: sintetizado pelas paratireoides, aumenta a atividade e o número de osteoclastos, elevando a taxa de cálcio na corrente sanguínea; - Hormônios sexuais: também estão envolvidos nesse processo, ajudando na atividade osteoblástica e promovendo o crescimento de novo tecido ósseo.
Com o envelhecimento, o sistema esquelético sofre a perda de cálcio. Ela começa geralmente aos 40 anos nas mulheres e continua até que 30% do cálcio nos ossos seja perdido, por volta dos 70 anos. Nos homens, a perda não ocorre antes dos 60 anos.
Como se inscrever no The Voice Brasil 2021?
O rio nilo passa por quais paises?
Quais são os riscos da musculação na adolescência?
Quais são os 4 elementos da terra?
Quem subiu para Premier League 2021?
Quando utilizamos as expressões ao encontro de e de encontro a?
Quais são os tipos de ritmos mais populares do Brasil?
O que significa ter dignidade humana?
Qual remédio caseiro para fortalecer o pulmão?
Como alisar os cabelos com amido de milho e leite?
Quais os tipos de lysoform que existe?
Quem escreveu o livro O Guarani?
Quanto tempo dura o ano letivo em Hogwarts?
Qual o significado de uma conta comercial?
O que aconteceu no Dia 9 de janeiro?