Os sambaquieiros alimentavam-se de moluscos, frutos silvestres e caça de pequenos animais. Tinham costume de acumular no local onde moravam restos de alimentos, enfeites que usavam no corpo e artefatos quebrados ou inteiros, como pontas de ossos e machados de pedra.
Os sambaquis são formações constituídas, principalmente, de conchas de moluscos, formadas ao longo de milhares de anos pelas populações que habitavam regiões litorâneas. Essas conchas eram descartadas após o consumo dos moluscos, formando imensas montanhas.
Por exemplo, objetos como raspadores de conchas e facas de pedra encontradas nos sambaquis sugerem que eles fabricavam no próprio local objetos de madeira, couro e fibra. Os batedores, suportes de pedra e a grande quantidade de lasquinhas indicam a fabricação de objetos de pedras.
Como no litoral havia abundância de alimentos, muitos povos nativos habitavam a região, o que explica o surgimento dos sambaquis.
Existem pesquisadores que defendem que os sambaquis serviam como acampamentos temporários. Para outros pesquisadores, os sambaquis seriam habitações temporárias, o que explicaria a presença de sepulturas. Servia também, nessa versão, como depósito de materiais.
Os sambaquis são sítios arqueológicos deixados por povos pré-históricos que habitavam a costa brasileira de 7 a 8 mil anos atrás, muito antes dos tupis-guaranis. Esses sítios são geralmente compostos por ossos de peixes, pássaros e mamíferos, além de conchas de moluscos e outros materiais orgânicos.
Precisa tomar antibiótico para tratamento de canal?
Quantos personagens têm no GTA 5?
O que quer dizer artrite reumatoide soro positivo?
Qual remédio é bom para infecção de bexiga?
Quando lançou a 4 temporada de Arrow?
Quais os cuidados que devemos ter com coelho?
Para que serve os 4 Ps do marketing?
Como fazer prova de vida pela internet 2022?
Quais os efeitos colaterais do naproxeno?
Quem tem 30 milhões de seguidores?
O que é oração de intercessão?