Além disso, havia a distinção do que era considerado um ideal de conhecimento teórico, compreendendo duas áreas distintas: Ciência: era entendida como um conhecimento necessário e universal; Práxis: conhecimento prático direcionado para o bem e a felicidade, como a ética e a política.
A concepção racionalista - se estende dos gregos até o final do século XVII – afirma que a ciência é um conhecimento racional dedutivo e demonstrativo como matemática, portanto, capaz de provocar a verdade necessária e universal de seus enunciados e resultados, sem deixar qualquer dúvida possível.
O Racionalismo foi importante elemento do mundo Moderno para superar o mundo Medieval, pois privilegia a razão em detrimento das experiências do mundo sensível, ou seja, o método mítico como se tinha acesso ao conhecimento durante a Idade Média. Assim, o Racionalismo é baseado na busca da certeza e da demonstração.
A palavra Ciência vem do latim, scientia, que pode ser traduzida por conhecimento, sabedoria. A Ciência seria a busca pelo conhecimento de forma sistemática, formulando suas explicações através de leis científicas e matemáticas.
O racionalismo é o rival do empirismo, a doutrina de que todo conhecimento vem e deve ser testado pela experiência sensorial. Contra essa doutrina, o racionalismo sustenta que a razão é uma faculdade que pode se apegar a verdades além do alcance da percepção sensorial, tanto na certeza quanto na generalidade.
37 curiosidades que você vai gostar
O racionalismo e o empirismo são escolas de pensamento que buscam explicar a forma como os seres humanos adquirem o conhecimento, porém elas têm filosofias fundamentalmente opostas. Enquanto o racionalismo afirma que a fonte do conhecimento é a razão, o empirismo alega que é a experiência sensorial.
Desenvolveu-se no século XVII, segundo o qual o paradigma do conhecimento era a intuição intelectual que Deus tem das coisas, e da qual os seres humanos experienciam através da matemática. Descartes é o criador e impulsionador do racionalismo moderno. Ele preocupa-se com a investigação prévia do conhecimento.
Para Lakatos e Marconi (2008), a mais completa definição de ciência seria aquela de Ander-Egg, em que “a ciência é todo um conjunto de conhecimentos racionais, certos ou prováveis, obtidos metodicamente, sistematizados e verificáveis, que fazem referência a objetos de uma mesma natureza.” (ANDER-EGG, 1978 apud MARCONI; ...
Enquanto a ciência ocupa-se com seu objeto específico de estudo, a filosofia ocupa-se com tentar entender se esse objeto é corretamente estudado, além de tentar aprimorar os modos do fazer científico, a fim de proporcionar à ciência a maior validade racional possível.
Como conseguir o registro de pedagogo?
Quando o termostato é acionado no reservatório térmico?
Como interpretar o teste de Rorschach?
Como descobrir endereço do devedor?
Como funciona um teatro de fantoches?
Como se desenvolve os marcadores Vntr?
O que usar para limpar disco de freio?
Como fazer o download no Mega?
O que é e como desenvolve senso crítico?
Qual a sensação de falta de ar nos pulmões?
Quais são os primeiros passos para aprender a desenhar?
Em que se baseiam os processos educativos formais?
Como são produzidas as cores das rãs?
É possível desenvolver competências?