Os estoques de mercadorias, matérias-primas, outros materiais e componentes são avaliados pelo custo de aquisição ou pelo valor de mercado, quando este for menor. Os estoques de produtos acabados e em elaboração e os serviços em andamento são avaliados pelo custo de produção, ou valor de mercado quando este for menor.
Valor realizável líquido é o preço de venda estimado no curso normal dos negócios deduzido dos custos estimados para sua conclusão e dos gastos estimados necessários para se concretizar a venda.
CPC 16 – Critérios de valoração de estoques MÉDIA PONDERADA Pelo critério do custo médio ponderado, o custo de cada item é determinado a partir da média ponderada do custo de itens semelhantes no começo de um período e do custo dos mesmos itens comprados ou produzidos durante o período.
Os estoques devem ser mensurados pelo menor valor entre o custo e o valor líquido realizável. O valor líquido realizável é o preço de venda estimado no curso normal dos negócios, menos os custos estimados de conclusão e os custos estimados necessários para efetuar a venda.
Reconhecimento como Despesa no Resultado Quando os estoques são vendidos, o custo escriturado desses itens deve ser reconhecido como despesa do período em que a respectiva receita é reconhecida.
Portanto, a fórmula é: Valor realizável líquido = Valor de mercado do estoque – Custos para preparar e vender os produtos. Por exemplo, quando uma empresa compra estoque, ela pode incorrer em custos adicionais para preparar esses produtos para venda.
Em períodos de anormal alto volume de produção, o montante de custo fixo alocado a cada unidade produzida deve ser diminuído, de maneira que os estoques não são mensurados acima do custo.
Como regra básica, os estoques devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor, conforme item 9 do CPC 16.
Mensurar, em Contabilidade, é traduzir monetariamente o valor econômico dos objetos e eventos. Normalmente, os números dão a impressão de exatidão.
4.2.3.2 – Os estoques de produtos acabados e em elaboração e os serviços em andamento são avaliados pelo custo de produção, atualizado monetariamente, ou valor de mercado quando este for menor. 4.2.3.3 – Os estoques obsoletos ou inservíveis, são avaliados pelo valor líquido de realização e os estoques invendáveis devem ser baixados.
AVALIAÇÃO Os estoques de mercadorias, matérias-primas, outros materiais e componentes são avaliados pelo custo de aquisição ou pelo valor de mercado, quando este for menor. Os estoques de produtos acabados e em elaboração e os serviços em andamento são avaliados pelo custo de produção, ou valor de mercado quando este for menor.
“Outros Custos” devem ser incluídos nos custos dos estoques somente na medida em que sejam incorridos para colocar os estoques no seu local e na sua condição atuais. O CPC 16 (R1) também nos apresenta que o nível real de produção pode ser usado se aproximar-se da capacidade normal.
Na INDÚSTRIA - São comuns nas indústrias os estoques de matérias primas destinadas à produção, de produtos em elaboração e de produtos acabados; podem existir estoques de conjuntos a serem utilizados na produção, que podem ser fabricados por terceiros. No COMÉRCIO - São comuns os estoques de mercadorias para revenda.
O que é reembolso no cartão de crédito?
Como trabalhar com alunos com dificuldade de leitura?
O que não dizer a uma pessoa que tem câncer?
Qual o valor do adiantamento do salário?
Quais ferramentas auxiliam o planejamento operacional?
Porque fico bêbado muito rápido?
Quanto custa uma piscina de fibra instalada IGUI?
O que é ter atenção concentrada?
Porque o ovo cozido explode no microondas?
Quantas chaves Pix aleatórias posso ter?
Quem são as dançarinas de Anitta?
Qual é a principal atividade da cidade de Salvador hoje?
Qual o melhor país para brasileiros trabalharem?
Como saber o valor da resistência de um resistor?
Quem é o profissional responsável pela elaboração da planta baixa?
Quais os tipos de biomateriais odontologia?