As clareiras são consideradas as principais responsáveis pela regeneração de florestas tropicais, contribuindo de forma significativa para a diversidade florística das mesmas (DENSLOW & HARTSHORN, 1994; p. 125; TABARELLI, 1994; p. 120).
Os tipos de clareiras: (1) árvores mortas – formadores tipo 1 e 2; (2) árvores caídas – formador tipo 3; (3) mista – criada por mais de um tipo de formador. Foram amostrados e marcados todos os indivíduos lenhosos (com altura > 1m e DAP ≥ 1,6cm), na área de abertura das clareiras, incluindo árvores, arbustos e lianas.
Funções. As clareiras naturais são consideradas as principais responsáveis pela renovação de florestas tropicais e parecem contribuir para a diversidade florística das mesmas. Isto está conectado às condições ambientais especiais que as mesmas apresentam, principalmente no que diz respeito à maior intensidade luminosa.
Significado de Clareira substantivo feminino Local sem árvores em uma floresta; aberta, clara, clarão.
A regeneração via clareiras promove regeneração de espécies pioneiras e primárias, provocando mudanças acentuadas na dinâmica das populações de árvores, nas taxas de crescimento e no recrutamento (Brokaw, 1985b).
O clima influencia na floresta, pois as temperaturas são elevadas é há abundante quantidade de chuvas, permitindo a proliferação de uma imensa diversidade de plantas, além de propiciar que elas permaneçam verdes o ano inteiro. ... Tal influência acontece pelo fato de as plantas transpirarem através das folhas.
As espécies adaptadas à sombra (ciófitas) e ao sol (heliófitas) apresentam diferentes características foliares afim de maximizar seu fitness (Rizzini 1976).
Resumo: Atribui-se a abertura de clareiras formadas pela queda de uma ou mais árvores do dossel como o principal mecanismo de manutenção da diversidade de árvores e arbustos em florestas tropicais (TABARELLI e MONTOVANI, 1999).
1 claro. 2 lacuna, espaço, vão.
Que causa escândalo; vergonhoso, indecoroso. Plural: escandalosos |ó|.
A floresta Amazônica representa um terço das florestas tropicais do mundo, desempenhando papel imprescindível na manutenção de serviços ecológicos, tais como, garantir a qualidade do solo, dos estoques de água doce e proteger a biodiversidade.
Os impactos climáticos gerados pela devastação na floresta amazônica não se limitam ao aqui e agora. Como vimos, o planeta inteiro sofre as consequências do avanço do desmatamento por causa do seu efeito mais imediato, o aquecimento atmosférico. No entanto, esse aumento nas temperaturas provoca danos que se estendem em longo prazo.
E quando imensas áreas florestais são queimadas, a emissão de gases aumenta consideravelmente. Tendo em vista que a floresta amazônica é uma vasta superfície que mede 5,5 milhões de km², pode-se imaginar o quanto de CO2 está sendo despejado na atmosfera.
A região Amazônica tem um papel preponderante no uso múltiplo dos recursos hídricos (água potável, navegabilidade, aproveitamento energético, pesca, lazer, etc). A região Amazônica concentra 20% da água doce do planeta. A manutenção de florestas nas margens de rios evita erosões, assoreamentos e garante alimento para vários organismos aquáticos.
Qual a temperatura da superfície solar?
São exemplos de coordenação motora fina?
Qual o peso de 1 metro cúbico de madeira?
Como saber se imunidade está baixa?
Qual a importância da dança no fortalecimento muscular?
Quais os tipos de diagnósticos de enfermagem?
Quais os principais procedimentos da saúde e segurança do trabalho?
Quais são os principais cuidados com o estoma?
Porque o ouro escurece em contato com a pele?
O que preciso melhorar em mim entrevista?
O que foi amor para Aristóteles?
Quais os três tipos de empresas?
Quais são as principais características da pecuária brasileira?