Em um artigo sobre a alfabetização científica dos estudantes das primeiras séries do Ensino Fundamental, Lorenzetti e Delizoicov (2001) afirmam que: “os espaços não formais constituem fontes que podem promover uma ampliação do conhecimento dos educandos”.
Os espaços não formais não institucionalizados são espaços naturais, construídos ou modificados pela interferência do homem e não costumam ter monitores e tão pouco foram elaborados paras fins de ensino-aprendizagem. Porém, neles pode haver elementos úteis ao ensino e a educação formal, informal e não formal.
Os espaços não formais podem ser um recurso facilitador já que os ambientes oferecem subsídios ao professor para inovar a sua prática. Nesta perspectiva o objetivo deste trabalho é apresentar e discutir as contribuições que os espaços não formais podem garantir ao ensino aprendizagem de matemática.
Na visão de Miller [6][6] J.D. Miller, Daedalus 112, 29 (1983)., a AC também poderia ser subdividida em três eixos estruturantes: Entendimento dos conteúdos da ciência (Eixo 1), Entendimento da natureza da ciência (Eixo 2) e Entendimento do impacto da ciência e tecnologia na sociedade e ambiente (Eixo 3).
como a Educação Não Formal, poderá auxiliar a escola pública, a buscar formas de favorecer reflexão sobre essa temática, haja vista inclusive, ser tema abordado pelos Desafios Contemporâneos, propostos na BNCC.
Os espaços não formais oferecem atividades educacionais no período inverso de estudo da criança ou do adolescente, sendo uma experiência didática, organizada e sistematizada fora do contexto formal da escola. Para Gohn (2006, p.2):
Esse projeto tem por objetivo analisar como e se os gestores orientam os professores a utilizarem os espaços não formais de aprendizagem localizados dentro ou fora da sala de aula. Para coletar os dados utilizaremos entrevista semiestruturada com os gestores de quatro escolas públicas da cidade de São Paulo, sendo uma em cada região.
São eles: teatro, parque, casa, rua, praça, terreno, cinema, praia, caverna, rio, lagoa, campo de futebol, entre outros. Os espaços educativos não formais promovem aprendizagem de maneira diferenciada do espaço da sala de aula.
Atividades práticas-pedagógicas desenvolvidas em espaços não formais como parte do currículo da escola formal Linha de Pesquisa: LINHA DE PESQUISA E DE INTERVENÇÃO METODOLOGIAS DA APRENDIZAGEM E PRÁTICAS DE ENSINO (LIMAPE)
Como remover os pontos do Google Maps?
Pode usar Minancora na virilha?
Como limpar os arquivos recentes do Google Drive?
Porque meus aplicativos ficam na nuvem?
Como separar itens no Minecraft de celular?
Como usar a few a Little many much?
Qual o melhor aplicativo para afinar o rosto?
Qual o método de separação de isopor e areia?
Para que serve a morsa de bancada?
Como separar as planilhas do Excel?
Como usar maçarico a gás de cozinha?
Quantas sílabas tem a palavra Whatsapp?
Como tirar espinhos da carpa capim?
Como usar o mercado envios na minha loja virtual?
Como tirar amassados da carcaça do iPhone?