Ouça em voz altaPausarAs civilizações inca, asteca e maia foram as mais desenvolvidas das Américas, do ponto de vista material. Também são chamadas de "pré-colombianas", pois se desenvolveram antes da chegada de Cristóvão Colombo à América, em 1492. Habitaram em territórios diferentes e, portanto, nunca conviveram.
Ouça em voz altaPausarOs astecas e os maias desenvolveram seus respectivos centros urbanos na região conhecida como Mesoamérica, situada na América Central, entre o sul do México e a Guatemala. Já a civilização inca estabeleceu-se ao longo da linha dos Andes, na América do Sul, região que compreende os atuais Chile, Equador e Peru.
Ouça em voz altaPausarOs maias foram um povo pré-colombiano que habitou a região da Mesoamérica (atual México, Guatemala, Belize, etc.). Tiveram seu auge durante o período de 250 d.C. a 900 d.C, conhecido como Período Clássico. Os maias são conhecidos por terem tido uma das mais sofisticadas civilizações pré-colombianas.
Ouça em voz altaPausarIncas. O Império Inca foi o maior império da América pré-colombiana. A Administração, Política e Centro de Forças Armadas do Império eram todos localizados em Cusco, no atual Peru.
Ouça em voz altaPausarNa região da Mesoamérica (que compreende o México e parte da América Central) e na região andina (atual Peru) desenvolveram-se três das maiores culturas pré-colombianas: os maias, incas e astecas.
Ouça em voz altaPausarOs incas, maias e astecas fazem parte das civilizações conhecidas como pré- colombianas, ou seja, são povos que já existiam antes da chegada de Cristóvão Colombo na América.
Vale do México
Ouça em voz altaPausarOs astecas foram um povo mesoamericano que se estabeleceu na região do Vale do México e formou uma das maiores civilizações pré-colombianas.
Ouça em voz altaPausarA civilização maia foi uma das mais complexas que habitaram a América antes da chegada dos conquistadores europeus. Ocupou uma região que corresponde hoje à planície de Iucatã, no México, e aos territórios da Guatemala, de Belize e de Honduras.
Ouça em voz altaPausarOrganizando-se de forma descentralizada, os maias dividiam o poder político entre diversas cidades-Estado. Em cada uma delas, um chefe, chamado de halach vinic, governava a região em nome de uma divindade específica. Seu poder era repassado hereditariamente e os principias cargos administrativos eram por ele delegados.
Os motivos para a derrocada dos maias ainda são obscuros. Os historiadores dizem que o clima, conflitos entre as cidades-estado ou até mesmo crises alimentares podem ter sido as razões. Os maias localizavam-se na Península de Yucatán (mesoamérica), no sul do México.
Existia escravidão entre o povo inca. Entretanto, era bem diferente daquela utilizada pelos colonizadores. Entre os incas, a escravidão acontecia como forma de punição para aqueles que não seguiam alguma regra imposta pelo Estado ou se rebelavam contra algo. A economia inca era baseada na agricultura.
Apesar de sua prosperidade, os povos dominados pelos astecas ficaram descontentes. O suporte da economia do Império era o recolhimento de impostos dos povos vencidos, prática que, aliada aos sacrifícios humanos, fez com que os astecas fossem odiados e temidos pelos povos a eles submetidos.
Criavam aves, como peru e patos. Os maias eram politeístas e realizavam festas e sacrifícios para suas divindades. Construíram templos em forma de enormes pirâmides que até hoje podem ser visitadas nos países da América Central.
Quando a pancreatite pode levar à morte?
Como solicitar o alvará do MEI?
Qual a diferença de rosto e faces?
Quanto tempo dura o curso de Enfermagem e quanto custa?
O que é balança Antropometrica?
Como encontrar uma pessoa por email no facebook?
Como tomar Fluconazol para o casal?
Como funciona a castração para Freud?
O que fazer depois do ensino técnico?
Quanto tempo dura o cruzamento de um gato?
Como colocar o nervo do pescoço no lugar?
Quais os tipos de insulfilm espelhado?
Para que serve o banho de açúcar e canela?