Principais cuidados na fase final de vida: Usar uma comunicação apropriada para que a família/ cuidador entendam o plano de cuidados e alinhem as expectativas para esta fase. Ter conhecimento das principais medicações que são prescritas nesta fase e disponibilizar a administração da forma mais rápida possível.
Principais ações de enfermagem
Cuidados Paliativos: a importância do cuidado, do conforto e do controle dos sintomas. Esse modelo de cuidados se dá com a prevenção e/ou alívio do sofrimento, por meio de identificação precoce, promovendo o controle da dor e diminuição de outros possíveis sintomas de difícil controle.
Os cuidados paliativos compreendem uma abordagem de assistência ao paciente sem possibilidades de cura e sua família, com o objetivo de proporcionar-lhes uma melhor qualidade de vida, a partir, essencialmente, de uma boa comunicação, sobretudo no campo do cuidado ao paciente terminal.
Apesar da estimativa de sobrevida ser requerida no momento da internação em um hospice, não existe um limite de tempo para que a paciente receba os cuidados paliativos. As pacientes internadas num hospice podem viver mais de seis meses e os cuidados paliativos não são interrompidos.
Eles não são apenas para quem está à beira da morte, mas também para quem tem chance de sobreviver, aumentando até a chance de sucesso do tratamento. “Descobri que cuidados paliativos não era sobre morrer, era sobre como eu queria viver até lá. E esse lá pode ser um mês, dois anos, cinco anos, 10 anos.
Dentro do processo de morte e morrer, o enfermeiro é o profissional que presta cuidados direto ao paciente, interage com ele e está em contato constante com o paciente, devendo transmitir segurança a toda equipe e principalmente para seus pacientes e família.
Seus princípios são: Promover o alívio da dor e de outros sintomas. Afirmar a vida e considerar a morte como um processo natural. Não acelerar nem adiar a morte. Integrar os aspectos psicológicos e espirituais no cuidado ao paciente.
Nos cuidados paliativos, os enfermeiros atuam em equipes interdisciplinares, buscando oferecer um cuidado profissional que reduza o sofrimento e promova o conforto e a dignidade do paciente e da família, atendendo as necessidades básicas de saúde física, emocional, espiritual e social.
Para muitas famílias, os cuidados paliativos são uma opção viável. Este tipo de tratamento envolve dar atenção às necessidades emocionais, espirituais e sociais de pacientes com doenças terminais, para os ajudar a ter uma vida digna ao lado de pessoas queridas até o último momento e, ao mesmo tempo, controlar o sofrimento.
Enfermeira do Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo de 20 Colaboradora do Instituto Paliar desde 2016. Consultora sobre Condições Crônicas de Saúde e Cuidados Paliativos.
Os cuidados paliativos também são fortemente indicados para pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), transplantados, com insuficiência cardíaca, doença hepática crônica, doença renal crônica, demências, doenças neurológicas como esclerose múltiplas e esclerose lateral amiotrófica e várias outras patologias.
Usar uma comunicação apropriada para que a família/ cuidador entendam o plano de cuidados e alinhem as expectativas para esta fase. Ter conhecimento das principais medicações que são prescritas nesta fase e disponibilizar a administração da forma mais rápida possível.
Como tratar fissuras em alvenaria estrutural?
O que é uma questão contextualizada?
Como saber se a lâmpada fluorescente está queimada?
Como saber se uma loja na Amazon é confiável?
Como estudar por provas anteriores Enem?
Como saber se uma pessoa falecida tem direito ao FGTS?
Como pode ser calculada razão e proporção?
Como saber se você está afim pelo WhatsApp?
Como resolver case em processo seletivo?
Para que serve um grupo econômico?
Como corrigir problemas com o adaptador de rede Windows 10?
Quanto tempo leva para se manifestar a leucemia?
Como saber se a pessoa está com sobrepeso?
Como resolver problema de dead pixels?
O que fazer quando se tem uma hemorragia interna?
Como resolver qualquer problema de probabilidade?