Morfologicamente, os cromossomos são classificados de acordo com a posição do centrômero. Se este estiver localizado centralmente, o cromossomo é denominado metacêntrico; se próximo à extremidade, é acrocêntrico; e se o estiver em uma posição intermediária, o cromossomo é submetacêntrico (VERMA e BABU, 1995).
O centrômero fica localizado em uma região heterocromática, portanto em uma constrição que contém o centrômero é chamada constrição primária, e todas as outras que porventura existam são chamadas constrições secundárias. As partes de um cromossomo separadas pelo centrômero são chamadas braços cromossômicos.
A posição do centrômero permite classificá-lo em metacêntrico (centrômero na posição mediana), submetacêntrico (centrômero deslocado para um dos braços do cromossomo), acrocêntrico (centrômero localizado mais próximo da extremidade) e telocêntrico (o centrômero localiza-se muito próximo da extremidade, dando a ideia de ...
- Metacêntrico – O centrômero está localizado no meio do cromossomo. Nesse caso, há braços de tamanhos aproximadamente iguais.
Metacêntrico: centrômero na região central do cromossomo; Submetacêntrico: centrômero suavemente afastado do centro; Acrocêntrico: centrômero próximo a um dos polos; Telocêntrico: centrômero presente em um dos polos.
Utilizando como base os braços cromossômicos, podemos classificar os cromossomos em quatro tipos: Metacêntrico: O cromossomo apresenta seu centrômero localizado bem no centro, tendo, portanto, braços do mesmo tamanho. Submetacêntrico: Os braços possuem tamanho desigual, mas o centrômero é pouco deslocado do centro.
Metacêntrico: O cromossomo apresenta seu centrômero localizado bem no centro, tendo, portanto, braços do mesmo tamanho. Submetacêntrico: Os braços possuem tamanho desigual, mas o centrômero é pouco deslocado do centro.
O cariótipo normal da espécie humana pode ser descrito como 46, XX ou 46, XY, em que o primeiro número de cromossomos é representado seguido de vírgula e da indicação dos cromossomos sexuais. Dessa forma, 46, XX corresponde ao cariótipo de uma mulher; e 46, XY representa o cariótipo de um homem.
Classificação. Os cromossomos classificam-se de acordo com a posição do centrômero e o tamanho dos braços cromossômicos. Essa classificação pode ser feita ao se interromper a divisão celular na fase de metáfase da mitose, na qual os cromossomos apresentam grau de condensação máximo.
Portanto, há um único centrômero por cromossomo, embora haja organismos dicêntricos ou policêntricos; Satélite: Parte terminal de material cromossômico separado do cromossomo por uma constrição secundária; Telômeros: São as extremidades finais dos cromossomos que o protegem da degradação. Cada espécie tem uma quantidade específica de cromossomos.
Extremidades dos cromossomos onde não existem genes, mas sim algumas repetições de nucleotídeos que protegem o cromossomo. Na cromatina as moléculas de DNA podem estar associadas a duas classes de proteínas: as histonas e as não histonas.
Estruturalmente, o cromossomo apresenta a unidade estrutural filamentosa de DNA em forma de espiral, e é envolvido por uma substância proteica. Pode-se destacar as seguintes partes de um cromossomo: Cromômeros – Em toda a sua extensão, a cromatina apresenta engrossamentos irregulares com aspectos de granulações, denominados cromômeros;
Qual o efeito da Luz Intensa Pulsada?
O que acontece se escrever o nome de um shinigami no Death Note?
O que acontece quando um bem estiver totalmente depreciado?
Quantos guarda tem a Rainha Elizabeth?
Qual a vitamina mais vendida no Brasil?
Como é realizado o exame calprotectina fecal?
Qual o benefício do bicarbonato para os pés?
Quantos km a XJ6 faz com tanque cheio?
O que são retas perpendiculares 6 ano?
Qual a melhor frequência VHF ou UHF?
Como usar Ever e Never no Present Perfect?
Quais são as principais características dos ecossistemas brasileiros?
Tem fiança para maus tratos animais?
Qual o tamanho da Grazi massa?
Quais são os 10 compromissos de sustentabilidade do Banco do Brasil?