O pH do solo exerce importantes influências nas plantas em geral, a acidez está ligada até mesmo à produtividade do solo. ... O reagente Óxido de cálcio se junta à água presente no solo e dá origem ao produto - Ca (OH)2 - uma base que diminui a acidez do solo.
Para eliminar a acidez do solo, utiliza-se algumas práticas para fornecer suprimentos como, por exemplo, o cálcio e magnésio, mantendo um solo fértil e produtivo. A calagem (aplicação de calcário na preparação do solo) é uma das alternativas mais utilizadas na correção do solo.
Análise química do solo é a forma de conhecer a dinâmica de nutrientes do mesmo. Assim, aqui vamos discutir sobre os tipos de análises e recomendações para o melhor manejo de seu solo. A safrinha se encerrando e você já começa a se programar para a safra.
Os óxidos de cálcio têm sua solubilidade imediata com mobilidade mais eficiente no solo, podendo trazer resposta de produtividade, além do aumento de pH (VELOSO et al., 1992).
Num grupo serão relacionados os denominados macronutrientes, que são absorvidos em grande quantidade pelas plantas: nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K), cálcio (Ca), magnésio (Mg), enxofre (S).
“A prática da calagem é, atualmente, o método mais comum para fazer a correção da acidez do solo, apresentando as vantagens de, ao mesmo tempo, neutralizar o alumínio, elevando o pH do solo, e fornecer cálcio e magnésio, que são elementos fundamentais para a nutrição das plantas”, ensinam os pesquisadores.
Em condições tropicais predominam os solos cauliníticos, lateríticos e ricos em óxidos de ferro, alumínio e titânio caracterizados em sua grande maioria, por serem muito intemperizados e geralmente de fertilidade baixa a muito baixa.
A importância da análise química do solo é de avaliar a fertilidade do solo informando os parâmetros associados à acidez, teor de matéria orgânica, e disponibilidade de nutrientes, em razão de que a análise influencia na qualidade de todo planejamento agrícola.
A estrutura do solo influencia a aeração, a infiltração e disponibilidade de água, a atividade biológica e vários atributos químicos, interferindo na produtividade das culturas. A estrutura ideal é aquela que permite que o solo sustente altas produtividades agrícolas e, ao mesmo tempo, desempenhe as suas funções ambientais.
Existem vários fatores que podem interferir no pH do solo, tais como sua composição (rochas), a região em que está localizado e a concentração de sais, metais, ácidos, bases e substâncias orgânicas que são adicionadas no seu preparo para o plantio.
Há várias práticas de manejo que podem manter ou, idealmente, melhorar a estrutura do solo. A inserção de espécies com crescimento de raízes vigoroso nos sistemas de produção, como as braquiárias ou a aveia-preta, é fundamental para melhorar a estrutura do solo em Sistema Plantio Direto (SPD).
Portanto, entender os fatores que afetam a produtividade primária nesses ambientes, é compreender os fatores que influenciam a atividade fotossintética realizada por esses organismos. Sabe-se que a produtividade primária marinha é dependente da incidência de radiação solar e também da disponibilidade de nutrientes.
O que fazer quando o gato está envenenado?
Como rebater o banco da Frontier?
Como saber se um gato tem FIV?
Como tirar a casca do alho com facilidade?
O que o sensor capacitivo detecta?
Como tirar o amarelado das impressoras?
Como fazer o ar condicionado parar de ventilar?
Como tirar contenção de aparelho?
Como faço para tirar o Som do teclado do celular?
Como fazer para parar de imprimir a mesma coisa?
Como desativar notificações do WhatsApp na tela de bloqueio do celular?
Quem pode comprar no Mercado Livre de energia?
Como funciona o pagamento do Minecraft?
O que faz um nutricionista na consulta?