Tradicionalmente, costumamos dividir os artrópodes em cinco grupos: insetos, aracnídeos, crustáceos, quilópodes e diplópodes.
Esses animais podem ser encontrados em todas as regiões do planeta. Os animais pertencentes ao filo Arthropoda são invertebrados, triblásticos e celomados. Possuem simetria bilateral, exoesqueleto, corpo segmentado (metameria) e apêndices articulados, o que justifica o nome do filo (artro = articulação; podos = patas).
Os artrópodes agrupam mais de 800 mil espécies, quantidade que supera todos os demais filos reunidos. São adaptáveis em diferentes ambientes, tem uma grande capacidade de reprodução, é muito eficiente em suas funções naturais e no caso das abelhas, formigas e cupins tem uma perfeita organização social.
Artrópodo (ou artrópode) vem do grego arthrós, articulação + pous, podós, pé. Etimologicamente, portanto, significa "pés articulados".
Aqui estão as principais características e classificação deles. Artrópodes são os animais formados por patas articuladas e exoesqueleto segmentado. Alguns exemplos de artrópodes são os besouros, larvas, borboletas, aranhas, camarão, centopéia, lacraia, piolho de cobra, etc.
30 curiosidades que você vai gostar
Apresentam corpo segmentado com apêndices articulados: os artrópodes possuem apêndices articulados, os quais estão presentes aos pares no corpo do animal. ... Possuem exoesqueleto de quitina: o corpo desses animais é revestido por um esqueleto externo formado por quitina.
As características básicas dos artrópodes são a presença de um exoesqueleto quitinoso, apêndices articulados e órgãos sensoriais desenvolvidos. Ao estudar os artrópodes, costumamos separá-los em quatro grupos básicos: Quelicerados, Miriápodes, Crustáceos e Insetos.
Tradicionalmente, costumamos dividir os artrópodes em cinco grupos: insetos, aracnídeos, crustáceos, quilópodes e diplópodes.
O sistema digestivo dos artrópodes é completo e o alimento é levado até ele por apêndices bucais articulados. O sistema é dividido em três partes, o anterior serve para digestão mecânica, o mediano (ou ceco) para digestão enzimática e absorção de nutrientes e o posterior para absorção de água.
Características gerais dos artrópodes
A principal característica que diferencia os astrópodes dos demais invertebrados são as patas articuladas. Foi essa característica que deu o nome ao grupo, pois a expressão patas articuladas vem do grego: artro, que significa "articulação", e podos, "patas".
Na fauna dos solos são encontrados os Artrópodes do subfilo Hexapoda, que são os insetos, principalmente com as classes Coleoptera (besouros) e Hymenoptera (formigas), os do subfilo Myriapoda (Diplopoda, Chilopoda, Pauropoda e Symphyla) e os da classe Arachnida (aracnídeos).
Os primeiros artrópodes (Filo Arthropoda) surgiram a mais de um bilhão de anos, nos mares do Pré-Cambriano e, a partir de um provável ancestral único e exclusivo, estes animais passaram por uma enorme irradiação evolutiva, ocupando atualmente os mais variados ambientes no planeta.
Possuem o corpo dividido em três tagmas (cabeça, tórax e abdômen). Na cabeça está presente um par de antenas e no tórax há três pares de patas e um par de asas. É a única classe de artrópodes com capacidade de vôo. Nessa classe estão as moscas, abelhas, borboletas, libélulas, baratas, gafanhotos etc.
Os crustáceos são animais invertebrados incluídos no filo Arthropoda. Apresentam, assim como outros artrópodes, exoesqueleto e apêndices articulados. O exoesqueleto desses animais é, em geral, rígido em decorrência da presença de carbonato de cálcio.
Dentre as principais características, podemos citar a presença de dois pares de antenas, um par de mandíbulas e duas maxilas. Além disso, grande parte desses animais apresenta corpo dividido em cefalotórax e abdome. Os apêndices dos crustáceos são birremes (bifurcados), diferentemente dos outros artrópodes.
Pertencem a este grupo os artrópodes, os nemátodes, os Nematomorpha, os Tardigrada, os Onychophora, os Loricifera, os Priapulida e os Cephalorhyncha. O processo da ecdise nos Ecdysozoa é controlado por hormonas chamadas ecdisteróides.
Sistema Digestório Completo
Os cordados possuem o sistema digestório (antes chamado de Sistema Digestivo) composto por Boca, Faringe, Esôfago, Estômago, Intestino e Ânus. Possuindo então duas aberturas, uma para entrada de alimento (boca) e outra para saída de substâncias não digeridas (ânus).
A excreção pode ser realizada através das glândulas verdes (crustáceos), glândulas da coxa (aracnídeos) ou túbulos de Malpighi (insetos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes). O sistema nervoso é ganglionar, sendo composto por um cordão central ventral, gânglios cerebroides e um anel nervoso.
O sistema digestório dos anelídeos é completo, iniciando-se na boca, localizada anteriormente, e finalizando-se no ânus, na região posterior do corpo. O trato digestivo é tubular e estende-se por todo o corpo do animal, atravessando cada septo. ... A respiração dos anelídeos pode ser realizada de diferentes formas.
Como exemplos de quelicerados, podemos citar aranhas, ácaros, carrapatos e escorpiões.
...
Corpo dividido em cefalotórax e abdome;Presença de quelíceras (apêndices em forma de garras);Ausência de antenas;Quatro pares de patas locomotoras.
De acordo com evidências morfológicas e moleculares, podemos classificar os artrópodes em três linhagens diferentes: quelicerados, miriápodes e pancrustáceos. No grupo dos quelicerados, destacam-se os aracnídeos, que formam a maior parte dos quelicerados modernos. Nos miriápodes, temos os quilópodes e diplópodes.
Esse grupo é representado por animais como aranhas, ácaros, escorpiões e entre outras mais de 60 mil espécies. Todos os aracnídeos são caracterizados por serem invertebrados e terem exoesqueleto rígido, além da presença de apêndices articulados.
Como todos os artrópodes, os quelicerados apresentam um exoesqueleto quitinoso e apêndices articulados, mas apresentam como característica única, o corpo dividido em prossoma e opistossomo. ... Para evitar perda de água pela parede do corpo, há uma cerificação do exoesqueleto.
Os miriápodes são artrópodes chamados de unirremes, por não possuírem apêndices ramificados. As mandíbulas não são articuladas. Possui um par de antenas, as trocas gasosas são feitas pelas traquéias e os órgãos excretores são os túbulos de Malpighi. São terrestres, não existindo representantes aquáticos.
Características dos insetos
Diferente dos outros artrópodes, como centopeias e aranhas, os insetos têm três pares de pernas articuladas e corpos divididos em cabeça, tórax, e abdome. Na cabeça, eles possuem os olhos, um par de antenas e o aparelho bucal.
Como limpar a tela do DVD Pioneer?
Como limpar as paredes antes de pintar?
O que o psicólogo precisa para se credenciar na Polícia Federal?
Como ligar a fritadeira elétrica Mallory?
Como o psicólogo é visto pela sociedade?
Como o próprio nome diz férias?
Onde ocorre a descarboxilação do piruvato que enzima catalisa uma reação?
Qual o papel do psicólogo em relação às questões sociais?
O que aconteceu com Habacuque?
Como a sociedade vê o psicólogo?
O que fazer no primeiro atendimento psicológico?
Como retificar uma escritura de imóvel?
O que fazer para reter funcionários?
Como funciona a rota de avião?
Como tirar trinca do teto da casa?
Tem como resetar o controle do Xbox One?
Qual a importância das medidas de biossegurança para enfermagem no cuidado ao paciente?