Como actuam os antidepressivos? Actuam no cérebro, modificando e corrigindo a transmissão neuro-química em áreas do Sistema Nervoso que regulam o estado do humor (o nível da vitalidade, energia, interesse, emoções e a variação entre alegria e tristeza), quando o humor está afectado negativamente num grau significativo.
Medicações antidepressivas regulam os neurotransmissores Mas, de modo geral, os medicamentos antidepressivos agem na modulação dos principais neurotransmissores: serotonina, dopamina e noradrenalina”, afirma a psiquiatra Luciana Staut.
Bromidrato de citalopram é um fármaco pertencente a classe de medicamentos antidepressivos inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS). Esse tipo de medicamento age no cérebro, corrigindo as concentrações inadequadas de neurotransmissores, em especial a serotonina.
Nomes dos Antidepressivos mais usados
Classe do antidepressivo | Algumas substâncias ativas |
---|---|
Inibidores não seletivos da recaptação de monoaminas (ADTs) | Imipramina, Clomipramina, Amitriptilina, Nortriptilina |
Inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRs) | Fluoxetina, Paroxetina, Citalopram, Sertralina, Fluvoxamina |
Indicações para os antidepressivos
Antidepressivos são vilões da saúde. De acordo com um estudo da McMaster University, os benefícios destes medicamentos não compensam seus possíveis riscos, que incluem até mesmo a morte prematura em pacientes idosos.
Paulo Amarante: A OMS chamou atenção para o uso indiscriminado de antidepressivos, sua suspensão e retirada, tão difícil quanto a de uma droga ilícita ou do álcool. As pessoas não podem parar de imediato; têm sintomas de abstinência, como insônia, irritabilidade, palpitações, um mal estar por vezes insuportável.
Todos os antidepressivos agem diretamente sobre o sistema nervoso, aumentando a quantidade de importantes neurotransmissores que melhoram o humor. Entretanto, estes medicamentos não são todos iguais e para entender como funcionam no organismo e que efeitos eles podem causar, é importante separá-los em classes, de acordo com o seu mecanismo de ação:
São considerados os primeiros antidepressivos do mundo, descobertos no final da década de 1950. O uso constante ou descontrolado de ADTs apresenta efeitos colaterais indesejáveis, que vão desde tremores até óbito. Atualmente, cerca de 70% das pessoas com depressão utilizam antidepressivos tricíclicos em seus tratamentos.
"A mesma dose de um antidepressivo pode ter efeitos diversos em diferentes pessoas, como ocorre com qualquer medicamento", afirma o professor de psiquiatria Marcelo. Por isso, a prescrição desse medicamento, mesmo que para problemas similares, deve ser individualizada.
Este tipo de antidepressivo tem efeito sedativo e analgésico, o que pode causar sonolência e potencializar efeitos do álcool. Por isso, sua combinação com bebidas alcoólicas é perigosa, resultando em taquicardia, convulsão e alucinações. Os antidepressivos atípicos são aqueles que não se caracterizam como tricíclicos, ISRS ou IMAO.
O que é necessário para ser professor universitário?
Qual foi o primeiro animal que veio ao mundo?
Como Dynho descobriu que está solteiro?
Qual a diferença entre congelamento lento e rápido?
Quais são os métodos instrumentais de análise?
Quanto ganha um cabo temporário?
Em que temporada Gabriel morre?
O que é felicidade Segundo o estoicismo e epicurismo?
Como ligar e desligar carregador portátil inova?
Porque algumas pessoas usam anel preto?
Quantos dias ficar em Tel Aviv?
Qual o prazo para pegar a reservista?
Quantos graus de miopia a Unimed cobre a cirurgia?
Quem deve fazer o alistamento militar 2022?
O que é literatura lato e stricto sensu?