Os seres vivos aproveitam o fósforo na forma de íons fosfato. Após estar presente no corpo dos organismos vivos, o fósforo retorna ao meio para poder ser reaproveitado. Nesse momento, entram em ação as bactérias fosfolizantes, que atuam na decomposição de matéria orgânica.
Os animais obtêm fosfatos na água e no alimento. A decomposição devolve o fósforo que fazia parte da matéria orgânica ao solo ou à água. Daí, parte dele é arrastada pelas chuvas para os lagos e mares, onde acaba se incorporando às rochas.
Para que o fósforo seja absorvido por uma planta, primeiramente é necessário que o mineral entre em contato com as raízes dessa planta. Depois desse encontro a planta realiza a absorção do fósforo de forma ativa (com gasto energético) por difusão já que o teor de fósforo nas raízes é muito maior do que no solo.
O ciclo biogeoquímico do fósforo é mais simples comparado aos de outros elementos, como carbono e nitrogênio. ... Apenas um composto de fósforo é importante para os seres vivos - o íon fosfato. O ciclo do fósforo é importante pois influencia no crescimento e sobrevivência de seres vivos.
O fósforo é liberado dos reservatórios – as rochas de fosfato, depósitos de guano (excremento de aves marinhas) e depósitos de animais fossilizados – por erosão natural e filtração, e através da mineração e do uso como adubo pelo homem, dos 103 elementos químicos conhecidos, sabe-se que 30 a 40 são necessários à vida.
A solubilização do fósforo por estes microrganismos ocorre principalmente por dois mecanismos de ação. ... A segunda forma ocorre pela produção de ácidos inorgânicos, orgânicos e/ou pela diminuição do valor do pH do solo pelas bactérias e fungos, que acabam auxiliando na solubilização do fosfato.
Já os animais podem obter fosfato bebendo água contendo esse íon dissolvido ou através da ingestão de plantas que absorveram fosfato do ambiente. A partir daí, o íon pode ser passado para outros níveis tróficos através da cadeia alimentar.
A ação predadora do homem sobre os animais marinhos, aliada à crescente exploração das fontes de fósforo pela mineração, pela ocupação desordenada do solo, pelo desmatamento e, principalmente, pelo incremento das atividades industrial e agrícola, tem ocasionado a alteração da dinâmica desse nutriente no meio ambiente.
O fósforo (P) é considerado um nutriente de baixa mobilidade no solo, compor- tamento atribuído à sua “fixação” pelos minerais da argila, e esse elemento tem presença relevante nos solos tropicais que apresentam elevados teores de óxi- dos de ferro e de alumínio – com os quais o P tem grande afinidade.
Nas plantas, o Fósforo desempenha papel fundamental na formação de ATP (Trifosfato de adenosina), sendo ela a principal fonte de energia para a realização de processos como a fotossíntese, divisão celular, transporte de assimilados e carga genética.
Como saber se o chip da Claro e 4G?
Como falar com um atendente no Fone Fácil Bradesco?
Como calcular honorários advocatícios em cumprimento de sentença?
Quanto custa um cuidador 24 horas?
O que são aspectos afetivo e social?
É verdade que usar maquiagem envelhece?
Pode ligar a geladeira no 220?
Como ativar os direitos do documento no Adobe Reader 8?
Qual o papel do esporte na Educação Física?
Como o é a pessoa de Câncer no amor?
Quanto um carro consome de óleo?
Que sentidos são responsáveis pelo sabor dos alimentos?