“A compressa fria tem efeito analgésico e anti-inflamatório, e pode ser usada em dores articulares, pancadas e dores crônicas. Já a compressa quente atua como relaxante muscular e trabalha na ativação da circulação local”, explica o fisioterapeuta Paulo Eduardo Gusmão.
Já a compressa quente é ideal para realizar o relaxamento muscular e articular. Pode ser usada nos casos de contraturas nas costas, dores crônicas nas articulações e em qualquer região que o paciente se sinta bem com o calor, pois além do relaxamento, promove também a diminuição da dor.
“É indicado para amenizar inflamações ou imediatamente após um trauma local”, explica. Segundo ele, acidentes que possam causar edemas ou hematomas, como pancadas e torções devem ser tratados com gelo. “Além disso, a temperatura fria contrai e diminui o fluxo de fluidos”, explica o ortopedista.
A contraindicação para o seu uso é em casos de febre, pois pode elevar ainda mais a temperatura corporal. Da mesma forma que a compressa fria, a quente pode ser utilizada por cerca de 15 a 20 minutos, sempre enrolada em uma fralda ou pano fino para evitar contato direto com a pele, e assim, queimaduras.
Gelo deve ser utilizado quando há inflamação
Os sinais que indicam inflamação são: dor, inchaço, vermelhidão, aumento da temperatura do local e diminuição da função (como amplitude de movimento ou força). O gelo nessa situação ajuda a reduzir o inchaço e a dor, além de limitar a extensão da lesão.
25 curiosidades que você vai gostar
Use uma compressa fria com gelo. Ela promove o efeito anti-inflamatório, sendo indicada para amenizar inflamações ou imediatamente após um trauma local. Em termos fisiológicos, a temperatura fria ajuda a contrair e diminuir o fluxo de fluidos, evitando o crescimento da inflamação.
Enquanto a compressa quente dilata os vasos sanguíneos, a versão fria possui o efeito contrário, constringindo-os e diminuindo o fluxo de sangue na região. Esse resultado faz com que o local não acumule líquidos, também amenizando inflamações e inchaços.
Encha a tigela com água quente, mas não escaldante, ao toque. Molhe a toalha na água quente, torcendo o excesso. Dobre a toalha em um quadrado e aplique na área que está com dor. Segure a toalha na pele por até 20 minutos de cada vez.
Se for um trauma, bateu o joelho, coloque gelo. Frio é melhor nos processos inflamatórios. Já no caso de desgaste, a compressa deve ser quente, pois o frio aumenta a dor.
O calor (banho quente ou bolsas de água quente) não são indicados no pós-operatório imediato ou enquanto houver sinais de fase inflamatória*. O calor aumenta a circulação local, pois faz vasodilatação e, consequentemente, aumenta o inchaço.
"O resfriamento com aplicação de gelo é o mais indicado porque causa uma vasoconstrição, que é a diminuição do diâmetro dos vasos, evitando um aumento do processo inflamatório", afirma.
O gelo é um anti-inflamatório e analgésico natural, tornando-o indicado para diminuir o fluxo sanguíneo local, reduzir o inchaço e amenizar inflamações imediatamente após um trauma, pancada, dor de dente, tendinite, torções e esporte de impacto. O frio emitido pelo gelo diminui a temperatura na área lesionada.
Podemos dizer, em resumo, que o gelo é para os ferimentos, traumas, lesões agudas e o calor é para os músculos, contraturas e, eventualmente, lesões crônicas. QUANDO USAR O CALOR: Utilizado para lesões crônicas. Função: fazer vasodilatação, usado principalmente para os músculos.
Da mesma forma que a bolsa de gelo, a compressa quente também traz diversos benefícios em algumas situações. Ela aumenta o fluxo sanguíneo na região, aumenta a mobilidade e promove o relaxamento muscular. A compressa morna pode ser utilizada de 3 a 4 vezes ao dia, durante 10-15 minutos cada vez.
Compressa de água quente
Ao aplicar uma bolsa de água quente na região do ventre, o útero fica mais relaxado e com um fluxo sanguíneo mais tranquilo, o que diminui aquela sensação de dor e aperto causada pela cólica.
O gelo deve ser utilizado quando há inflamação. Os sinais que indicam inflamação são: dor, inchaço, vermelhidão, aumento da temperatura do local e diminuição da função (como amplitude de movimento ou força). O gelo nessa situação ajuda a reduzir o inchaço e a dor, além de limitar a extensão da lesão.
Aplique compressa morna comum pano morno ou uma gaze molhada em chá de camomila morno sobre o joelho que dói durante 5 a 10 minutos, 2 a 3 vezes por dia, para aliviar a dor quando o joelho já não está inchado.
Uso de compressas geladas:
Aplique por 5 a 15 minutos, de 2 a 3 vezes por dia, em casos de entorses, tendinites, quedas e pancadas. Abaixar a temperatura do tecido afetado promove um efeito analgésico, além de diminuir o inchaço (se existente) e reduzir a inflamação no local.
A dor no joelho pode ser aliviada através de medidas caseiras como colocar gelo, fazer massagem ou realizar exercícios que ajudem a fortalecer a musculatura do joelho.
...
Algumas opções para aliviar a dor no joelho naturalmente são:Colocar gelo. ... Fazer uma massagem. ... Usar uma joelheira. ... Drenagem postural. ... Fazer exercícios.
Coloque a toalha de rosto dentro de uma bacia e despeje a água fervendo sobre ela. Então, use pegadores para inserir a toalha no saco plástico. Pode-se ainda aplicar a toalha quente diretamente sobre a pele se quiser um calor úmido. Esse tipo de compressa quente ajuda na dor da sinusite.
Para fazer esta técnica basta colocar uma bolsa de água morna ou compressas mornas sobre o abdômen, no local das cólicas e deixar por 10 a 15 minutos. Caso a bolsa esteja muito quente, deve-se deixar esfriar um pouco e proteger a pele do contato direto, colocando uma roupa, ou um pano, entre a bolsa e a pele.
Mergulhe a gaze estéril no líquido morno, até que ela fique encharcada. Em seguida, esprema o excesso de líquido. Não esqueça de verificar a temperatura da compressa no pulso para não se queimar.
Chá de agrião
Muito utilizado em saladas, o agrião é um poderoso diurético e anti-inflamatório, que pode ser usado para tratar gengivites, aftas, eczemas, acnes, tosse e melhorar a digestão.
Tirar o excesso de pus com soro fisiológico; Lavar o local com água e sabão neutro; Aplicar a pomada antibiótica, de acordo com a orientação médica; Cobrir o local com faixa ou gaze limpas.
3 Remédios caseiros para curar um Abscesso mais rápidoSeiva de babosa. Um bom remédio caseiro para abscesso, que é uma ferida com pus, é limpar a região com água limpa e sabão neutro e aplicar uma compressa de seiva de babosa porque ela é um ótimo cicatrizante natural. ... Cataplasma de ervas. ... Chá de calêndula.
Quais os métodos de ensino da educação?
Quais os principais ensinamentos da Bíblia?
O que significa a palavra solicita?
Quais os melhores empreendimentos para 2022?
Quantos municípios da Bahia tem?
O que é um currículo multicultural?
Qual é a teoria sobre o condomínio adotada pelo Código Civil Brasileiro?
Como acabar com os cupins subterrâneos?
O que é um adjetivo segundo ano?
Pode tomar cefalexina e ciprofloxacino juntos?
Quais são os prazos de decadência?