Diferentemente dos vegetais (que produzem sua própria energia através da fotossíntese), os invertebrados necessitam extrair a energia necessária para sua sobrevivência através de outros seres. Para isso, eles se alimentam de seres autótrofos (vegetais) e heterótrofos (animais).
Os organismos autótrofos produzem o seu próprio alimento pela fotossíntese ou quimiossíntese e são chamados de produtores. Os organismos heterótrofos cuja fonte de energia provem da alimentação de outros seres vivos são chamados consumidores.
Eles conseguem seu alimento por meio da filtração, removendo partículas de alimento que estão na água que entra pelo seu corpo através dos poros. → Trocas gasosas: são realizadas por meio de difusão nas células do corpo do animal. → Excreção: também ocorre em cada célula, sendo os resíduos metabólicos lançados na água.
O principal processo para obtenção de alimento por seres autotróficos é a fotossíntese. Nesse processo, o ser vivo produz substâncias orgânicas utilizando como reagentes o gás carbônico e a água, produzindo glicídios e gás oxigênio. Esse processo só ocorre na presença de energia luminosa.
No momento da compra do alimento, quando é escolhido, inicia-se o processo de obtenção, visto que, se escolhido um bom alimento, já existe a possibilidade de se levar para casa um alimento sem deteriorações.
Existem aproximadamente 33 filos diferentes desse tipo de animal, porém, normalmente, apenas oito desses são referenciados nos livros didáticos, sendo eles: poríferos, cnidários, platelmintos, nematódeos, moluscos, anelídeos, artrópodes e equinodermos. As lombrigas são animais invertebrados do grupo dos nematódeos.
Os invertebrados são encontrados nos mais variados ambientes, não sendo possível descrever apenas um habitat para essas espécies. Encontramo-los, por exemplo, no ambiente marinho e de água doce e no ambiente terrestre. Existem ainda espécies que vivem no corpo de outros animais, sendo essas chamadas parasitas.
Curiosidades sobre os animais invertebrados Os polvos são considerados uns dos invertebrados mais inteligentes. Os invertebrados correspondem a cerca de 95% das espécies animais do nosso planeta.
Percebemos, portanto, que os invertebrados não são apenas um grupo que apresenta grande variedade de características morfológicas e fisiológicas, sendo também um grupo de variados hábitos de vida. O escorpião é um invertebrado encontrado no ambiente terrestre. Os polvos são considerados uns dos invertebrados mais inteligentes.
O que quer dizer meu jugo é suave e meu fardo é leve?
Qual a carga horária de um curso de curta duração?
O que fazer se o Caixa Tem não libera meu acesso?
Qual é o material mais duro do mundo?
Quanto tempo leva para limpar o útero?
Quanto tempo para desistir da compra de um imóvel?
O que acontece com os prazos no recesso forense?
Quantos kg de esterco Um boi produz por dia?
Pode pintar em cima da resina?
Quais as características Morfofisiologicas básicas dos equinodermos?
Quanto tempo depois de tomar antibiótico pode tomar leite?
Qual horário de funcionamento da Caixa Econômica na pandemia?
Como fazer uma campanha de lançamento de um produto?
Quais são os sintomas mais grave da depressão?
Quais são os benefícios de um piloto de avião?
Como descongelar ave natalina?