Além do linfoma de Hodgkin, os agrotóxicos também podem causar: problemas neurológicos, dificuldades respiratórias, irritações na pele, manifestações gastrointestinais, alterações no sistema reprodutor masculino e feminino, além de cânceres como no cérebro, mama, esôfago, de pele e sistemas digestivo e de reprodução.
Além de serem nocivos para o corpo humano, os agrotóxicos também impactam de forma negativa no meio ambiente, contaminando o solo - e, dessa forma, os lençóis freáticos - e até animais que entram em contato com os produtos. "Ocorrem prejuízos na água, no solo e consequentemente alterações nos insetos e nos peixes.
Os venenos entram no corpo por meio de contato com a pele, mucosa, pela respiração e ingestão. Sintomas: Intoxicação aguda: náuseas, tonturas, vômitos, desorientação, dificuldade respiratória, sudorese e salivação excessiva, diarréia, chegando até coma e morte.
Os sintomas e consequências dependem do princípio ativo do agrotóxico em questão e vão de dores de cabeça, vômitos, diarreia a dermatites, problemas respiratórios ou mesmo quadros neurológicos. “Existem pesquisas que mostram, inclusive, a relação entre essas substâncias e casos de suicídio”, alerta Carneiro.
O uso indiscriminado de agrotóxicos pode levar à contaminação da água e do solo e causar efeitos drásticos em espécies não alvo, afetando a biodiversidade, as redes alimentares e os ecossistemas aquáticos e terrestres.
Como o solo é capaz de reter grande quantidade de contaminantes, com o tempo, os agrotóxicos fragilizam-no e reduzem a sua fertilidade. Eles também podem desencadear a morte de micorrizas, diminuir a biodiversidade do solo, ocasionar acidez, entre outros problemas.
Como o solo é capaz de reter grande quantidade de contaminantes, com o tempo, os agrotóxicos fragilizam-no e reduzem a sua fertilidade. Eles também podem desencadear a morte de micorrizas, diminuir a biodiversidade do solo, ocasionar acidez, entre outros problemas.
Por isso, neste artigo, vamos mostrar quais são os alimentos com maiores níveis de contaminação e quais são os riscos que o consumo exagerado pode causar à saúde....Como reduzir os agrotóxicos nos alimentos?
Essa exposição acontece, normalmente, num período de até 24 horas, acarretando diversos efeitos rápidos sobre a saúde, até mesmo com sintomas contraditórios, como: cefaleia, náuseas; vômitos; dilatação das pupilas; diarreia; miose; bradicardia; taquicardia; hipersecreção salivar, lacrimal, digestiva e brônquica; ...
Os principais afetados são os agricultores e trabalhadores das indústrias de agrotóxicos, que sofrem diretamente os efeitos dos agrotóxicos durante a manipulação e aplicação. Toda a população está suscetível a exposições múltiplas a agrotóxicos, por meio de consumo de alimentos e água contaminados.
Agrotóxicos são produtos químicos sintéticos usados para matar insetos, larvas, fungos, carrapatos sob a justificativa de controlar as doenças provocadas por esses vetores e de regular o crescimento da vegetação, tanto no ambiente rural quanto urbano. Os agrotóxicos tem seu uso tanto em atividades agrícolas como não agrícolas.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) são registradas 20 mil mortes por ano devido o consumo de agrotóxicos. Saiba mais
Em seres humanos, sua toxicidade é relativamente baixa, mas podem provocar hemorragias. A maioria dos agrotóxicos líquidos costuma ser pulverizada de aviões. Esse modo de aplicação torna-se especialmente perigoso em dias de muito vento, pois o veneno pode se espalhar e contaminar rios e populações vizinhas
Qual a melhor marca de tinta de cabelo profissional?
É normal chorar por coisas bobas?
Onde e quando surgiu o popping?
Qual a quantidade de vitamina C que devemos ingerir por dia?
Qual o óleo mais saudável para fritar?
O que é documento de identificação civil?
Como sacar videos do facebook?
O que pode ser feito para melhorar a comunicação?
Quais são os tipos de extinção?
Quanto tempo demora para ligar a agua?
Qual o pior alimento para o coração?