Independente da escolha, o ambiente deve ser climatizado e com ventilação. “Em um ambiente climatizado o vinho evolui, mas devagar”, pontua Suzana. Lembrando que ambientes que não tem ventilação podem estragar o vinho de outras maneiras, como com a possibilidade de propagação de fungos. Quartinho extra: Seria o ideal.
Qual a melhor posição para as garrafas? A primeira dica que damos para todo colecionador de vinho é guardar a garrafa deitada. Afinal, a bebida precisa estar sempre em contato com a cortiça da rolha para ficar úmida. Quando seca, a rolha permite a entrada de oxigênio, que muda o sabor, o aroma e a cor da bebida.
Uma outra dica de organização é preparar etiquetas que possam conter as principais informações sobre o vinho, como nome do vinho, região de origem, safra e nome do produtor, para colocar junto da bebida. Com essas etiquetas, você não irá precisar ficar lendo rótulo por rótulo sempre que for escolher um vinho.
Para os que já se perderam em meio à quantidade de garrafas guardadas, uma boa dica é colocar pequenas etiquetas informativas ao redor do gargalo de todos os vinhos. Assim, não precisará ver rótulo por rótulo até chegar ao que procura. Outra sugestão bem aceita e utilizada é a confecção do livro da adega.
Luana explica que um nicho de 13 cm x 13 cm, com profundidade de 30 cm a 35 cm é suficiente para acomodar uma garrafa, permitindo, inclusive, a visualização do rótulo. “Um nicho de 30 cm de largura por 60 cm de altura é suficiente para armazenar nove garrafas”, completa.
Ela não pode ficar em ambientes com muita incidência de sol, pois a luz altera o sabor e o aroma dos vinhos. Então coloque o bar adega de parede nos cantinhos mais escuros da casa. Por outro lado, o local do seu bar adega de parede deve ser ventilado e fresco. Ambientes abafados alteram a qualidade do vinho.
Para conseguir o efeito, é preciso saber como montar uma adega em casa. Se antes o processo era complexo e praticamente inacessível fora das vinícolas, hoje é muito fácil ter um espaço dedicado para armazenar as diferentes garrafas. Com as orientações certas, é possível fazer ótimas escolhas e garantir que as taças possam sempre ser preenchidas.
Algumas pessoas conseguem montar uma adega desse tipo com cerca de R$20 mil. Faça o seu planejamento, coloque tudo no papel e terá uma ideia melhor do quanto precisa.
Quais são os tipos de adega? Na hora de descobrir como montar uma adega em casa, é fundamental reconhecer quais são os tipos disponíveis. Dependendo das condições do ambiente e dos vinhos escolhidos, uma alternativa será melhor que a outra.
A estrutura interna requer sempre muitos cuidados, pois o objetivo de uma adega é ser um local confortável e aconchegante, de certa forma, e apesar de você não precisar enfeitar tanto esse local, ainda sim precisará pensar na organização interna. Pensando na estrutura completa de uma adega, a gente pode dizer que você vai precisar de:
Como pegar apenas os nomes das pastas?
Quando a potência é uma fração?
Como fazer frasco de água Arremessável no Minecraft?
Tem como transformar kefir de leite em kefir de água?
Como baixar o Currículo Lattes completo?
Como transformar o seu jardim?
Quem pode requerer usucapião extrajudicial?
Como regular a temperatura da minha geladeira Brastemp?
Qual é a temperatura ideal do ar condicionado?
O que fazer quando o cachorro está com verme?
Como saber se o disjuntor está com problema?
Qual a temperatura ideal para o freezer do sorvete?
O que acontece quando o câncer se espalha pelo corpo?
Pode esvaziar piscina de azulejo?
Como saber se o display do celular é original?
Como saber se o forno esta a 180?
Porque a tampa do distribuidor trinca?