Organize os informativos por matéria Estude os informativos sobre a matéria que você viu naquele dia. Por exemplo: imaginemos que sua agenda de estudos envolva Direito Administrativo e Processo Penal. Após estudar a doutrina e a lei seca, leia os informativos referentes aos assuntos dessas matérias no mesmo dia.
A melhor forma de estudar jurisprudência é ler os informativos disponibilizados pelo STF e STJ. Portanto, os estudantes precisam acompanhar as publicações dos tribunais superiores constantemente. Os informativos, por si só, contêm muita informação.
A jurisprudência em teses do STJ é muito útil também e você pode estudar de forma combinada com o estudo da doutrina de uma determinada matéria. Exemplo: Se hoje você vai estudar Direito do Consumidor, leia o CDC, o seu caderno/sinopse e depois separe 10 minutos para "passar o olho" na jurisprudência em teses.
Jurisprudência […] é o resultado de um conjunto de decisões judiciais no mesmo sentido sobre uma mesma matéria proferidas pelos tribunais. É formada por precedentes, vinculantes e persuasivos, desde que venham sendo utilizados como razões do decidir em outros processos, e de meras decisões.
Os informativos são boletins periódicos divulgados pelos Tribunais a respeito de seus julgados. Sempre que um feito relevante é julgado, o Tribunal publica sua decisão no informativo, que é utilizado como base para a elaboração de questões pelas bancas.
A melhor maneira de estudar os entendimentos jurisprudenciais acerca das decisões judicias é através dos informativos do STF e do STJ, que são resumos semanais com os julgados mais importantes da semana anterior naquele tribunal específico.
Como fazer a pesquisa de jurisprudência?
Quando estudar essa matéria, aí sim introduza os informativos dela. Bons estudos a todos....Então a regra é:
Lançada em maio de 2014, Jurisprudência em Teses apresenta diversos entendimentos do STJ sobre temas específicos, escolhidos de acordo com sua relevância no âmbito jurídico. Cada edição reúne teses identificadas pela Secretaria de Jurisprudência após cuidadosa pesquisa nos precedentes do tribunal.
Para o autor Miguel Reale, “o Direito jurisprudencial não se forma por meio de uma ou três sentenças, mas exige uma série de julgados que guardem, entre si, uma linha essencial de continuidade e coerência.
No mesmo sentido, existe a ferramenta Jurisprudência em Teses, que consiste em uma publicação periódica de um conjunto de teses sobre determinada matéria. A inovação na advocacia trouxe muitas ferramentas e aplicativos que auxiliam o advogado.
Dessa forma, a jurisprudência não é um julgado isolado de um juízo, e sim o conjunto de alguns julgados. Para uma boa atuação, o profissional precisa se manter atualizado sobre as decisões mais recentes dos tribunais.
Na pesquisa jurisprudencial, por exemplo, existe o app Informativo Jurídico, que permite pesquisa os Informativos do STF, STJ e TST. Outro app que permite consultar a jurisprudência dos tribunais chama-se Jurisprudência, que reúne as decisões do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal.
Como mudar o nome do usuário do Spotify?
Tem como mudar o endereço de E-mail do Yahoo?
Como renomear um álbum de fotos no Facebook?
Como é a brincadeira de bobinho?
O que a Receita Federal resolve?
Como mudar o nome da conta do Google pelo celular?
Como funciona a carência de financiamento caixa?
Porque não consigo editar meus contatos?
Quanto tempo dura alimentos embalados a vácuo?
Tem como trocar o nome do Pokémon?
Como funciona conexão de voo nacional?
Como alterar meu nome no Facebook para o nome de minha loja?
Como avaliar o manguito rotador?
Como mudar o nome da rede da impressora?
O que é fazer conexão em aeroporto?
Como colocar todos na tela do Google Meet?