Os fluxos econômicos entre as colônias e metrópoles ocorriam por intermédio do pacto colonial, que foi imposição onde ficava determinado a dominação da metrópole sobre a colônia.
Os fluxos econômicos entre Metrópole e colônia aconteciam, basicamente, por meio de trocas comercias onde, a parte colonizadora comprava matéria-prima da parte colonizada por valores extremamente baixos e, ao mesmo tempo, forneciam produtos manufaturados a valores elevados.
A relação entre a metrópole portuguesa e sua colônia na América era regulada pelo pacto colonial, que determinava a dominação da segunda pela primeira. ... Era da metrópole, portanto, o monopólio de toda a produção econômica da colônia.
O Pacto Colonial, ou Exclusivo Comercial Metropolitano, era um sistema de leis e normas que as metrópoles impunham às suas colônias durante o período colonial,ou seja: as metrópoles eram os países que se beneficiavam dos produtos e da atividade econômica de seus territórios coloniais.
Visto que as colônias eram os territórios conquistados pela metrópole, a colônia de exploração servia como um gerador de lucro para a metrópole, que estava interessada em explorar os recursos da região conquistada e enviar todos os lucros obtidos para o país de origem.
Com a chegada de D. João VI e da família real ao Brasil, a colônia passou a funcionar como a sede do governo português. Além disso, foi o fim do pacto colonial que obrigava os comerciantes a comprar e/ ou vender seus produtos somente dos portugueses. Dessa forma, o Brasil passou a funcionar como a Metrópole.
As metrópoles asseguravam de forma exclusiva o abastecimento das colônias fornecendo produtos manufaturados e a mão-de-obra escrava sempre com preços elevados. Por outro lado garantiam a apropriação de toda a produção colonial, sempre a preços baixos revendendo-a por preços mais altos no mercado europeu.
Em linhas gerais, esse comércio tinha origem na exportação de gado, peixe, madeira e outros produtos alimentícios que saíam da América do Norte com destino às Antilhas. Ao chegarem à América Central, os comerciantes norte-americanos aproveitavam para realizar a aquisição de rum, açúcar e melaço.
As relações econômicas pautavam-se por trocas comerciais, que eram sempre favoráveis aos interesses portugueses. Assim, a metrópole comprava matérias-primas da colônia por valores baixos e fornecia-lhe produtos manufaturados por preços elevados. Esse tipo de critério aplicava-se a todas as metrópoles europeias e a suas colônias.
Fluxos econômicos. Os fluxos econômicos na sociedade global apresentam-se por meio do deslocamento de capitais, empresas, mercadorias e investimentos. Com os avanços proporcionados no âmbito dos meios de transporte e comunicação, a economia mundializou-se e passou a integrar todas as diferentes partes do mundo, ...
Os fluxos econômicos na sociedade global apresentam-se por meio do deslocamento de capitais, empresas, mercadorias e investimentos. Com os avanços proporcionados no âmbito dos meios de transporte e comunicação, a economia mundializou-se e passou a integrar todas as diferentes partes do mundo, embora de maneira desigual e hierárquica.
Isso fez com que a colônia passasse a integrar os mercados europeus como fonte produtora e como fonte consumidora, de acordo com as regras do pacto colonial. Com o empreendimento agrícola voltado para a exportação, a colonização cumpria seu papel de instrumento de acumulação de capital para a metrópole e a economia europeia em geral.
Como é a dor de cabeça de grau errado?
Quem tem a posse do imóvel pode vender?
O que quer dizer pax em hotel?
Quanto tempo leva para rodar 100 km?
Como saber se o testículo está morto?
Quais são os hospitais mais caros?
Qual é o crime de falsificação de assinatura?
O que significa progressão do câncer?
O que é bom para aumentar a massa óssea?
O que substituir o arroz na dieta low carb?
Quantas gotas de própolis verde posso tomar por dia?
Qual era o tempo de trabalho antigamente?
O que são exercícios de fortalecimento muscular?
Como saber se o ovo tem salmonela?
Como são chamados os manuscritos antigos?