No contexto da Guerra Fria, houve a regionalização dos países em primeiro, segundo e terceiro mundos. Primeiro mundo: países capitalistas desenvolvidos ou ricos; segundo mundo: países socialistas; terceiro mundo: países capitalistas subdesenvolvidos ou pobres.
Durante o período da Guerra Fria o mundo estava regionalizado em Primeiro Mundo (Países capitalistas desenvolvidos), Segundo Mundo (Países socialistas), Terceiro Mundo (Países capitalistas subdesenvolvidos).
Os critérios mais utilizados são aqueles que dividem o espaço mundial:
A Teoria da Regionalização Mundial tem por objetivo identificar grandes áreas do planeta com características próximas, no que diz respeito à população e a economia, ou ainda, semelhanças na Formação Sócio-Econômica-Espacial.
O período após a Segunda Guerra Mundial até 1989 ficou conhecido como Ordem Bipolar ou Mundo Bipolar, assim chamado porque o mundo estava dividido entre dois polos políticos e econômicos opostos, comandados por duas como superpotências mundiais: os Estados Unidos e a União Soviética.
Muitos cientistas classificam como de Segundo Mundo os países detentores de economias emergentes, como China, Rússia, Brasil, Argentina, México e Índia. Esses países são chamados atualmente de “países em desenvolvimento”.
Assim, convencionou-se que o Primeiro Mundo seria o dos países capitalistas desenvolvidos, enquanto o Segundo Mundo seria o dos países socialistas industrializados. Restariam no Terceiro Mundo os países capitalistas economicamente subdesenvolvidos e geopoliticamente não-alinhados.
O fenômeno geopolítico e de alianças comerciais provoca a Regionalização do Espaço Mundial. ... Regionalizar nada mais é do que classificar para agregar grupos de países de acordo com algum critério: ricos, ou pobres, subdesenvolvidos ou desenvolvidos, nível social, línguas, culturas, posição geográfica, etc.
Regionalizar é dividir ou classificar o espaço geográfico a partir de critérios específicos. ... Temos, portanto, diferentes regiões de um mesmo espaço, que é a minha casa. Semelhantemente, acontece com o Brasil, por exemplo.
No mundo vários exemplos de regionalizações foram criados, recriados e extintos ao longo da história, e apesar das grandes diferenças regionais, econômicas, culturais, sociais e da paisagem que existem, foi possível classificá-lo em regiões. As regionalizações mundiais mais comuns e conhecidas são:
8 Antes da primeira divisão regional oficial criada pelo IBGE em 1942, algumas propostas tiveram significativa projeção nos meios intelectuais e mesmo em órgãos da administração pública.
No caso da regionalização socioeconômica, considera-se apenas a existência do primeiro e terceiro mundos, haja vista que a perspectiva socialista ou planificada não possui mais abertura no plano internacional após a queda do Muro de Berlim.
Essa regionalização é considerada até os dias atuais em todo o mundo. Pode-se dizer que são vários os critérios utilizados para fazer-se uma regionalização, de maneira a reduzir-se o espaço geográfico e dividi-lo. Destacam-se os seguintes critérios:
O que significa pobre na Bíblia?
Como se calcula o cubo de um número?
Qual a melhor voltagem 127 ou 220V?
Qual a importância do metabolismo energético para os seres vivos?
Quem conseguiu mais seguidores na Fazenda?
Quais cuidados devemos ter com os alimentos antes de Consumi-los?
Como funciona a escritura de um imóvel?
Qual a cor que combina com o cinza?
O que é poluição de origem natural de exemplos?
O que é uma estrutura de condicional?
Qual a competência dos Juizados Especiais da Fazenda Pública *?