No Brasil observa-se que a evolução da administração pública foi baseada em três modelos básicos de gestão: patrimonialista, burocrático e gerencial. ... Considera-se também o surgimento de um conjunto de novas ideias e práticas de gestão conhecidas como nova gestão pública.
Histórico. O surgimento da administração pública no Brasil se dá com o fracasso da outorga da administração do território a particulares, através do sistema conhecido como capitanias hereditárias e a instituição do governo geral, em 1549. ... A instituição do presidente do conselho de ministros, em 1847, foi outra reforma.
A Administração patrimonialista, a burocrática e a gerencial sintetizam, idealmente, três distintas maneiras de gestão do patrimônio do Estado. Na evolução do Estado moderno, é possível observar significativas mudanças na relação da sociedade com o patrimônio público.
A Teoria da Burocracia nas Organizações surgiu com estudos por volta da década de 1940, tendo como precursor Max Weber (1864-1920), sociólogo alemão, criador da Sociologia da Burocracia.
A evolução da administração com a era da informação e do conhecimento, globalização, sustentabilidade e responsabilidade social, quarta revolução industrial e a crescente onda de novos empreendimentos são exemplos de mudanças às quais as empresas precisaram e ainda precisam se adaptar.
No Brasil, as idéias iniciais da NAP – ou seja, aquelas referentes ao “Gerencialismo puro” - começaram a ser introduzidas na primeira gestão de Fernando Henrique Cardoso, em 1995, pelo então ministro da Administração e Reforma do Estado, Luiz Carlos Bresser Pereira.
Os modelos de Administração Pública: Patrimonialista, Burocrático e Gerencial. Os três modelos típicos de estruturas administrativas são: a patrimonialista, a burocrática e a gerencial.
Neste sentido, a administração pública pode ser direta, quando composta pelos entes federados (União, Estados, Municípios e DF), ou indireta, quando composta por entidades autárquicas, fundacionais, sociedades de economia mista e empresas públicas.
O patrimonialismo foi o primeiro modelo de administração pública do Brasil, presente desde o período colonial até a República Velha. A vinda da família real trouxe consigo um modelo de administração que não fazia distinção entre os bens públicos e particulares.
Este artigo tem como finalidade realizar um breve estudo sobre a evolução da gestão pública brasileira, considerando a influência dos três modelos, embora tal temática já tenha sido discutida por diversos teóricos e estudiosos, servindo estes, inclusive, como fonte de pesquisa.
Por definição, a Administração Pública trata sobre a gestão do aparelho do Estado, a qual desenvolve as políticas e serviços ofertados pelo governo para atender aos interesses da sociedade.
Veja que na análise das matérias de Administração Pública e Geral – realizada pelos professores Gustavo Garcia e Vinícius de Oliveira – “A evolução da Administração Pública” ficou em segundo lugar, portanto, é evidente a relevância do assunto em provas de Administração Pública, dada sua alta incidência.
Como verificar o saldo do FGTS da empregada doméstica?
Quais as funções do Conselho Federal de Psicologia?
Como consultar saldo do Sitpass?
Como faço pra ver o saldo do meu cartão PagSeguro?
Como saber o saldo do cartão de crédito?
Como saber se estou enjoada do meu namorado?
Como saber se a bolsa Chanel é falsa?
Quais são os problemas no sistema nervoso?
Como funciona a rifa pela federal?
Como saber se sou melhor amigo no Instagram?
Como sabemos o que pode ser construído em uma área da cidade?
Como os surdos eram tratados na antiguidade até à Idade Média?
Quais os sintomas de uma crise de nervos?
Como consultar saldo vivo na tela do celular?
Quais são os três eixos norteadores do ensino da arte?