Pesquisas Educacionais. A história da Didática no Brasil revela que sua trajetória procurou atender às necessidades educacionais de cada época e contexto social. ... O termo Didática foi instituído pelo teórico João Amós Comênius, na obra Didática Magna e significa a "A Arte de Ensinar".
A era industrial fez-se presente na escola, e a didática era vista como uma estratégia objetiva, racional e neutra do processo. O referencial principal do ensino era a fábrica, e sobre ela se construiram as práticas educativas e as conceitualizações referentes à educação.
A introdução da Didática como curso e disciplina ocorreu pelo Decreto-lei no 1.190, de 4 de abril de 1939 (BRASIL, 1939), com a constituição do primeiro curso de Pedagogia no Brasil que previa a complementação pedagógica obrigatória para a obtenção da licenciatura.
A Pedagogia, ciência da Educação, nasce no século XIX e teve seu grande desenvolvimento no século XX. Já a Didática deveu esperar mais um século; surgiu no final do século XX.
A origem etimológica do termo didática procede do grego didaskein que significa instruir, ensinar. Foi introduzido pela primeira por Rat- ichius (1571l1635), no século XVI, como ciência reguladora do ensino.
Isso implica toda uma história ideo-política vivida no século XX. Estas últimas idéias ajudam a delimitar a origem da Didática como ciência autônoma. Quiçá, é por isso, que a Didática alcança sua verdadeira autonomia, como ciência particular, só a mediados do Século XX. Anteriormente, era considerada uma disciplina técnica da Pedagogia.
A Didática no Brasil: sua trajetória e finalidade Humberto Corrêa dos Santos RESUMO Até os anos 80 do século passado, a Didática foi figurada com ênfase na formação dos professores e no processo de ensino-aprendizagem, sem que se questionasse sua importância.
A Didática passou a ter uma importante contribuição no papel sóciopolítico da educação. É necessário a parti de então lutar pela democratização do saber e trabalhar no sentido de ir além dos métodos e técnicas, procurando associar escola-sociedade, teoria-prática, conteúdo-forma, técnico-politico, ensino-pesquisa, professor-aluno.
Nessa perspectiva a didática pode ser definida como um ramo da ciência pedagógica voltada para a formação do aluno em função de finalidades educativas e que tem como objeto de estudo os processos de ensino e aprendizageme as relações que se estabelecem entre o ato de ensinar (professor) e o ato de aprender (aluno).
Quanto tempo demora para cair uma TED agendada?
Como usar um pendrive como ReadyBoost?
Qual a finalidade da limpeza de uma sala cirúrgica?
É normal sentir medo de cirurgia?
Qual o órgão que fica do lado direito do corpo?
Como um Pastor ganha dinheiro?
Quais são as transformações da sociedade?
O que muda no corpo com a natação?
Quem aprova o regimento interno do conselho fiscal?
O que acontece quando o médico do trabalho da inapto?
Qual a utilidade do gnômon para as antigas civilizações?
O que beber durante o dia para emagrecer?
Qual o valor por dependente no Imposto de Renda?