É um evento clínico que pode ocorrer entre medicamento-medicamento, medicamento-alimento ou medicamento-drogas (álcool, cigarro e drogas ilícitas). Caracteriza-se pela interferência de um medicamento, alimento, ou droga na absorção, ação ou eliminação de outro medicamento.
A farmacocinética é o estudo do caminho que o medicamento faz no organismo desde que é ingerido até que é excretado, enquanto que a farmacodinâmica consiste no estudo da interação deste medicamento com o local de ligação, que vai ocorrer durante este caminho.
Nas interações farmacodinâmicas, um fármaco modifica a sensibilidade ou a resposta dos tecidos a outro fármaco, por ter o mesmo efeito (agonista) ou efeito bloqueador (antagonista). Habitualmente, esses efeitos ocorrem no nível do receptor, mas podem ocorrer no nível intracelular.
Interação medicamentosa: veja quais casos podem ser mais...
Algumas interações entre medicamentos e alimentos
Medicamento afetado | Alimento interagente |
---|---|
Tetraciclina | Cálcio ou alimentos que contêm cálcio, como leite e outros laticínios |
Varfarina (um anticoagulante) | Alimentos com quantidades elevadas de vitamina K (como brócolis, couve-de-bruxelas, espinafre e couve) |
2.1 Interação Farmacêutica (ou Incompatibilidade) São interações do tipo físico-químicas que ocorrem quando dois ou mais medicamentos são administrados na mesma solução ou misturados no mesmo recipiente e o produto obtido é capaz de inviabilizar a terapêutica clínica.
RAM é qualquer resposta prejudicial ou indesejável, não intencional, a um medicamento, que ocorre nas doses usualmente empregadas no homem para profilaxia, diagnóstico, terapia da doença ou para a modificação de funções fisiológicas (ANVISA, 2011).
Interações farmacocinéticas são aquelas em que um fármaco altera a velo- cidade ou a extensão de absorção, distribuição, biotransformação ou excreção de outro fármaco.
A interação medicamentosa será de antagonismo quando: a) “A” dificultar a absorção de “B”; b) “A” dificultar a distribuição de “B”; c) “A” facilitar a metabolização de “B” e d) “A” facilitar a eliminação de “B”.
Interações farmacêuticas, também chamadas de incompatibilidade medica- mentosa, ocorrem in vitro, isto é, antes da administração dos fármacos no orga- nismo, quando se misturam dois ou mais deles numa mesma seringa, equipo de soro ou outro recipiente.
Interação de efeito: ocorre quando dois fármacos administrados simultaneamente apresentam efeitos terapêuticos similares ou opostos, podendo produzir efeitos sinérgicos (aumento da resposta) ou o antagonismo (redução ou ausência do efeito) do outro fármaco, porém sem afetar a farmacocinética ou mecanismo de ação;
A farmacocinética e farmacodinâmica são conceitos distintos. A farmacocinética é o estudo do caminho que o medicamento faz no organismo desde que é ingerido até que é excretado e a farmacodinâmica é o estudo da interação deste medicamento com o local de ligação, que vai ocorrer durante este caminho.
Quando dois medicamentos são administrados, concomitantemente, a um paciente, eles podem agir de forma independente ou interagirem entre si, com aumento ou diminuição de efeito terapêutico ou tóxico de um ou de outro. O desfecho de uma interação medicamentosa pode ser perigoso quando pro- move aumento da toxicidade de um fármaco.
Quais são os principais fenômenos?
Qual a velocidade média de um navio de carga?
Quais são os conteúdos do primeiro ano do ensino médio?
São requisitos para a quebra do sigilo?
Quais são os tipos de textos narrativos?
Qual a cor que a vaca enxerga?
Como desativar o modo escuro no Google?
Quais são as seis etapas do Design Thinking?
Quais são as espécies de tutela de urgência?
Pode substituir farinha de trigo por farinha de aveia?
Quais são os jeitos de dizer não?
Quando duas cidades se juntam?
O que comer para baixar gordura no fígado?
Qual é o limite inicial do cartão Inter?
Onde viviam os povos dos sambaquis?
Quais são as 5 principais bacias hidrográficas do Brasil?
Quais foram os cinco importantes documentos originados da eco-92?