É um evento clínico que pode ocorrer entre medicamento-medicamento, medicamento-alimento ou medicamento-drogas (álcool, cigarro e drogas ilícitas). Caracteriza-se pela interferência de um medicamento, alimento, ou droga na absorção, ação ou eliminação de outro medicamento.
A farmacocinética é o estudo do caminho que o medicamento faz no organismo desde que é ingerido até que é excretado, enquanto que a farmacodinâmica consiste no estudo da interação deste medicamento com o local de ligação, que vai ocorrer durante este caminho.
Nas interações farmacodinâmicas, um fármaco modifica a sensibilidade ou a resposta dos tecidos a outro fármaco, por ter o mesmo efeito (agonista) ou efeito bloqueador (antagonista). Habitualmente, esses efeitos ocorrem no nível do receptor, mas podem ocorrer no nível intracelular.
Interação medicamentosa: veja quais casos podem ser mais...
Algumas interações entre medicamentos e alimentos
Medicamento afetado | Alimento interagente |
---|---|
Tetraciclina | Cálcio ou alimentos que contêm cálcio, como leite e outros laticínios |
Varfarina (um anticoagulante) | Alimentos com quantidades elevadas de vitamina K (como brócolis, couve-de-bruxelas, espinafre e couve) |
2.1 Interação Farmacêutica (ou Incompatibilidade) São interações do tipo físico-químicas que ocorrem quando dois ou mais medicamentos são administrados na mesma solução ou misturados no mesmo recipiente e o produto obtido é capaz de inviabilizar a terapêutica clínica.
RAM é qualquer resposta prejudicial ou indesejável, não intencional, a um medicamento, que ocorre nas doses usualmente empregadas no homem para profilaxia, diagnóstico, terapia da doença ou para a modificação de funções fisiológicas (ANVISA, 2011).
Interações farmacocinéticas são aquelas em que um fármaco altera a velo- cidade ou a extensão de absorção, distribuição, biotransformação ou excreção de outro fármaco.
A interação medicamentosa será de antagonismo quando: a) “A” dificultar a absorção de “B”; b) “A” dificultar a distribuição de “B”; c) “A” facilitar a metabolização de “B” e d) “A” facilitar a eliminação de “B”.
Interações farmacêuticas, também chamadas de incompatibilidade medica- mentosa, ocorrem in vitro, isto é, antes da administração dos fármacos no orga- nismo, quando se misturam dois ou mais deles numa mesma seringa, equipo de soro ou outro recipiente.
Interação de efeito: ocorre quando dois fármacos administrados simultaneamente apresentam efeitos terapêuticos similares ou opostos, podendo produzir efeitos sinérgicos (aumento da resposta) ou o antagonismo (redução ou ausência do efeito) do outro fármaco, porém sem afetar a farmacocinética ou mecanismo de ação;
A farmacocinética e farmacodinâmica são conceitos distintos. A farmacocinética é o estudo do caminho que o medicamento faz no organismo desde que é ingerido até que é excretado e a farmacodinâmica é o estudo da interação deste medicamento com o local de ligação, que vai ocorrer durante este caminho.
Quando dois medicamentos são administrados, concomitantemente, a um paciente, eles podem agir de forma independente ou interagirem entre si, com aumento ou diminuição de efeito terapêutico ou tóxico de um ou de outro. O desfecho de uma interação medicamentosa pode ser perigoso quando pro- move aumento da toxicidade de um fármaco.
Qual a moral da história a Raposa eo Corvo?
Qual o ranking do Brasil na ansiedade?
Como usar o Monovin no cabelo?
Porque a poluição é um problema?
Quantos graus faz dentro do avião?
Qual é a origem do direito brasileiro?
Qual o integrante mais novo do BTS?
Quais os benefícios do suco de batata crua?
O que é endereçamento da petição?
Como ganhar dinheiro investindo 1000 reais por mês?
O que significa over no bet365?
Para que serve o sulfeto de sódio?
Quem tem hipermetropia pode operar?
Quando o SUS não pode atender as necessidades do paciente o que fazer?