A polinização é a transferência de grãos de pólen das anteras de uma flor para o estigma (parte do aparelho reprodutor feminino) da mesma flor ou de uma outra flor da mesma espécie.
A polinização é a transferência do pólen que fica na antera, ou parte masculina da flor, para a estigma, que é a parte feminina. Pode haver a autopolinização, bem como a polinização indireta ou cruzada. Muito embora neste última haja a necessidade de um agente polinização para que o processo ocorra.
Entre os polinizadores mais importantes, destacam-se as abelhas. Tanto plantas quanto esses próprios animais apresentam adaptações que garantem a polinização. As abelhas, por exemplo, apresentam partes bucais especializadas para a coleta e pelos no corpo, que ajudam a capturar o pólen.
Após a polinização, inicia-se o processo de fecundação. Após ser depositado no estigma, inicia-se a fase do acoplamento, a qual consiste na germinação do grão de pólen e na formação do tubo polínico, que germina no interior do estilete até atingir o ovário.
Os polinizadores são responsáveis pela transferência de grãos de pólen entre diferentes estruturas das flores, o que resulta na formação de frutos e sementes. Esse processo, conhecido como polinização, é muito importante para a reprodução das plantas, influenciando diretamente na produção agrícola.
37 curiosidades que você vai gostar
O trabalho de uma abelha na transferência do pólen de uma flor de estrutura masculina para uma de origem feminina, fecundando-a, é conhecido como polinização. ... Assim, voando de flor em flor, as abelhas promovem a reprodução cruzada, gerando frutos de melhor qualidade e mais sementes.
A polinização atua diretamente na frutificação e reprodução dessas plantas e o grau de dependência varia de pouco até essencial. Esses animais são moscas, vespas, borboletas, mariposas, morcegos, besouros e, principalmente, as abelhas. Estas, segundo o relatório, são responsáveis por quase 80% dos cultivos polinizados.
b) Explique como ocorre o processo de fecundação nesses vegetais, após a polinização. [15] No interior das sementes podem ser encontrados o embrião, que dará origem a uma nova planta, e uma reserva de alimento, que nutrirá o embrião no início de seu desenvolvimento.
Quando a antera amadurece, ela libera esses grãos. Eles, se entrarem em outro local da flor, chamado estigma, vão até o ovário da flor, fecundando-o. Depois da fecundação, a flor sofre algumas modificações, transformando suas partes em fruto e semente. Esse encontro entre o pólen e o ovário é chamado de polinização.
Como guardar dinheiro no Santander?
Como ir para Camburi de ônibus?
Que tipo de blusa combina com calça flare?
Qual a bota ideal para quem tem pernas finas?
Qual é o melhor investimento do Bradesco?
Como usar as cores de marca texto?
Como usar Calendula em feridas?
Como ir do Amapá Pará Guiana Francesa?
Como usar a franja para o lado?
Que tipo de sapato usar com calça de moletom?
Que tipo de blusa usar com calça de cós alto?
Em qual braço se usa bracelete?
Como entrar na IQ Option pelo celular?
Qual a melhor forma de usar o cabelo cacheado?