Como usar a calêndula
5 passos para curar uma ferida mais rápido
Limpar a região da lesão com soro fisiológico estéril e só após de seco aplicar o spray. Aplicar o spray de maneira a cobrir totalmente a lesão. Não utilizar cotonete ou gaze para aplicar o produto na região lesionada. Depois de aplicado, o produto deve secar naturalmente.
Para aproveitar as propriedades cicatrizantes da planta, utilize a Camomila seca, uma colher de sopa de Camomila e meio copo de água, duas vezes ao dia é capaz de curar e cicatrizar todo tipo de ferida externa. Além disso, a Camomila é um antiinflamatório muito eficaz.
Um ótimo remédio caseiro para cicatrizar feridas é aplicar uma compressa de calêndula porque esta planta medicinal possui propriedade antimicrobiana que ajuda a desinfetar a ferida e também possui propriedade cicatrizante, que ajuda a reparar a pele.
A parte mais utilizada da calêndula são suas flores seca, que podem ser usadas para fazer chás, infusões, banhos, pomadas, cataplasmas ou tinturas. Algumas das formas mais populares para usar a calêndula em casa incluem:
O modo de uso da pomada de calêndula consiste na aplicação, três vezes ao dia, no local afetado, através de uma massagem, se possível, para que a pomada seja totalmente absorvida. Não há conhecimento de efeitos colaterais da pomada de calêndula.
Para facilitar a aplicação na pele, a calêndula também pode ser encontrada em algumas farmácias e lojas de produtos naturais sob a forma de pomada, que pode conter outras substâncias naturais que também ajudam na cicatrização. Embora raro, algumas pessoas podem apresentar sintomas de reação alérgica na pele, como vermelhidão, inchaço e coceira.
As propriedades da calêndula incluem sua ação adstringente, analgésica, antiabortiva, anti-inflamatória, antifúngica, calmante, cicatrizante, antialérgica ...