O oxicorte é o processo de separação de metais utilizando-se calor e uma violenta reação de oxidação com oxigênio puro. A construção básica do processo consiste em aplicar uma chama de aquecimento ao metal até o mesmo atingir seu ponto de ignição.
O oxicorte é aplicado para a preparação das bordas das peças, em situações em que elas sejam de espessura substancial. Além disso, tem aplicabilidade para o corte de barras de aço carbono de baixa liga e outros tipos de elementos ferrosos.
Os bicos de corte são montados na cabeça do maçarico de modo a conservar separadas as misturas dos gases de pré-aquecimento do O2 de corte, servindo também para direcionar os mesmos para a superfície a ser cortada por meio dos orifícios do seu interior.
Gases Combustíveis Os gases que podem ser utilizados são Acetileno, Propano, GLP, Gás de Nafta, Hidrogênio e Gás natural.
Técnicas de operação do oxicorte
Pureza de oxigênio A pureza do oxigênio deve ser pelo menos 99,5%. Uma diminuição no grau de pureza de 1% irá tipicamente reduzir a velocidade de corte de 25% e aumentar o consumo de gás de 25%.
Existem diversos tipos de maçaricos de corte. Eles dispõem de válvulas de oxigênio e de acetileno para ajuste da chama, e de um volante para ajuste do oxigênio de corte. Como na solda, os maçaricos podem ser de dois tipos: injetores e misturadores.
Como acender e apagar o maçarico Para apagar o maçarico, feche primeiro o acetileno, depois o oxigênio. Mesmo em caso de retrocesso da chama, nunca deixe a válvula aberta, a mangueira resiste à chama o suficiente para um correto fechamento dos cilindros de gás.
Variáveis oxicorte Vários são os aspectos que influem no corte oxicombustível, segue-se uma descrição dos principais fatores e sua influência: Pré aquecimento do metal de base Ao se fazer o pré aquecimento do metal de base, a potência da chama de aquecimento pode ser diminuída, assim como o diâmetro do bico, havendo ...
Oxicorte é um dos processos de corte mais largamente usada com os seguintes benefícios: Portanto, não é surpreendente que o processo possa ser utilizado para uma gama diversificada de aplicações de corte áspero manual e sucata de corte para corte de contorno de precisão em sistemas totalmente automatizados.
Como pôde ver, as características do processo de oxicorte são bastante específicas. Saber quais os gases utilizados e como funciona o processo inteiro é importante para realizar um bom trabalho. Esse texto foi uma possibilidade de aprofundar seu conhecimento das características do oxicorte.
Em seguida, o metal é exposto a um jato de oxigênio puro que causa sua oxidação. Esta reação do oxigênio com o metal produz uma quantidade de calor suficiente para fundir o óxido formado, que é arrastado pelo oxigênio, promovendo assim a separação do material.
O fósforo influi muito pouco na cortabilidade. O enxofre contido em aços também não atrapalha a cortabilidade. Para a queima completa de 1 m³ de acetileno são necessários 2,5 m³ de oxigênio. O maçarico, porém, recebe para 1 m³ de acetileno somente 1 m³ de oxigênio através do cilindro.
O que significa a abreviação PP?
Como é que se escreve Vampirina?
Como se escreve me ama em espanhol?
Como escreve a letra M em japonês?
Como se escreve a história da Chapeuzinho Vermelho?
Onde MC Bruninho mora em 2021?
O que é preciso para ser uma aspirante da Marinha?
O que é trejeito de uma pessoa?
Como fala shopping em português?