Como ocorre o processo de desapropriação?

Pergunta de Gael Silva em 22-09-2022
(86 votos)


Como ocorre o processo de desapropriação?

A desapropriação possui duas fases: a declaratória e executória. A fase declaratória é a etapa administrativa, consubstanciada na declaração de utilidade pública, a qual individualiza o bem a ser desapropriado pelo Poder Público. Implica, ainda, na publicação do Decreto de Desapropriação nos termos do Decreto-Lei no.

Como se defender de uma desapropriação?

A desapropriação deve obedecer aos princípios da legalidade, moralidade, finalidade e ao interesse público. Caso algum desses princípios seja ferido, um cidadão ou grupo de cidadãos poderá ingressar com ação popular para anular o ato declaratório de utilidade pública do imóvel ou para desapropriação, com sua anulação.

O que pode ser questionado pelo réu em uma ação de desapropriação?

O expropriado não poderá discutir sobre a conveniência ou oportunidade da desapropriação, ou seja, se ocorre realmente utilidade pública ou interesse social.



Como ocorre a fase administrativa do procedimento da desapropriação?

Esse procedimento é composto, normalmente, de duas fases: a) fase administrativa (na qual o Poder Público declara o seu interesse na desapropriação e começa a adotar providências nesse sentido); b) fase judicial (se não houver acordo entre o Poder Público e o particular na fase administrativa, o Estado deverá propor ...

Quando é cabível desapropriação?

O art. 5º, inciso XXIV da CF/88 condiciona a desapropriação à existência de necessidade ou utilidade pública, bem como à prévia e justa indenização, ressalvados casos contrários previstos na própria Constituição. ... Caso a propriedade cumpra com sua função social, deverá haver prévia e justa indenização.

O que é vedado na ação de desapropriação?

9º do Decreto-Lei nº 3.365/41 reza que ao Poder Judiciário é vedado, no processo de desapropriação, decidir se se verificam ou não os casos de utilidade pública.



Qual o prazo de defesa preliminar do Ministério Público?

Após apresentada a defesa preliminar, o Juiz concederá prazo de 5 (cinco) dias para manifestar-se o representante do Ministério Público, e em igual prazo proferirá decisão, caso não haja diligências, quando o processo ganha mais dez dias.

Qual a legalidade da desapropriação?

A defesa na desapropriação não pode se esvair de aferir a legalidade de cada ato preparatório da desapropriação, incluindo aí o processo de licenciamento e as audiências públicas obrigatórias.

Qual o fim do processo judicial de desapropriação?

"Considerando tanto o fim do processo judicial de desapropriação, que é, em princípio, o de fixar o preço da compensação pecuniária devida ao particular, bem como a tradição legislativa (dl 3.365/41, art. /69, art. 9º), vê-se que a matéria de defesa deverá guardar nexo com o montante da indenização ou com vícios do processo.



Qual o dispositivo legal para a ação de desapropriação?

O Decreto-Lei n.º 3.365, de 21 de junho de 1941, regula os casos de ação de desapropriação e, dentre outras providências, no seu artigo 20 dispõe sobre a matéria que pode ser tratada, em sede de contestação, pelo proprietário/expropriado. Possui o citado dispositivo legal a seguinte redação:



Outras questões

Como era o planeta Terra antes?

Como jogar de 2 no Street Fighter 5?

O que é a cauda poli A?

Como o NADH entra na mitocôndria?

Porque o Superman morre?

O que tomar pela manhã para emagrecer?

Qual o principal objetivo da bocha?

Como descobrir um furo na piscina de vinil?

Como saber se eu sou tomboy?

Como cadastrar o chip do celular?

Como saber se ele me ama ou me ilude?

Como postar um texto no Instagram?

Como fica a pele com picada de carrapato?

O que é milhar e centena no Jogo do Bicho?

Como receber o PIS pelo caixa tem?

O que é felicidade Monja Coen?

Como o Jiraya morreu no Naruto?

Como saber se eu odeio alguém?

Como é feita a manteiga de garrafa?

Quais ligas têm no PES 2020?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com