A biodigestão anaeróbia é o processo de decomposição de matéria orgânica que ocorre na ausência de oxigênio gerando o biogás e um resíduo líquido rico em minerais que pode ser utilizado como biofertilizante. O biogás é composto principalmente de metano e gás carbônico, ambos com ampla utilização na indústria.
O processo de digestão anaeróbia é composto por quatro fases distintas, a citar: hidrólise, acidogênese, acetogênese e metanogênese.
A decomposição biológica da matéria orgânica compreende quatro fases: hidrólise, acidogênese, acetogênese e metanogênese.
O biodigestor é um equipamento utilizado para acelerar o processo de decomposição da matéria orgânica através da ausência de oxigênio. Esse processo é denominado biodigestão. As vantagens da biodigestão através do equipamento são: o reaproveitamento do resíduo orgânico, a produção de fertilizantes e biogás.
A digestão anaeróbia é um processo fermentativo em que matéria orgânica complexa é degradada a compostos mais simples. A degradação ocorre através da ação de diversos grupos de microorganismos que interagem simultaneamente, até a formação dos produtos finais, metano e gás carbônico.
Câmara de Biodigestão - Dentro do biodigestor, na área de entrada de materiais, processa-se inicialmente uma fermentação aeróbica ácida na qual os açúcares simples presentes no material são fermentados e se transformam em acetato (ou ácido acético).
Os estágios da respiração celular incluem glicólise, oxidação do piruvato, o ciclo do ácido cítrico ou de Krebs, e fosforilação oxidativa.
Na ausência de oxigênio ou de agentes oxidantes fortes como o sulfato, nitrato e enxofre, a degradação anaeróbia da matéria orgânica até a formação de metano, envolve três etapas: hidrólise e fermentação, acetogênese e metanogenêse.
As vantagens da biodigestão através do equipamento são: o reaproveitamento do resíduo orgânico, a produção de fertilizantes e biogás. Há também desvantagens, como: custo de investimento inicial e manutenção e variabilidade da produção de biogás.
Dependendo do tipo da biomassa (substrato) usada no processo de biodigestão, podemos ter maior ou menor geração de biogás. Essa variável também influencia nas diferentes concentrações de metano e gás carbônico, como também em gases contaminantes do biogás. Cada processo técnico de biodigestores, possui uma eficiência específica.
O princípio geral de funcionamento de um biodigestor pode ser descrito como sendo uma unidade de aceleração da decomposição de matéria orgânica na ausência de oxigênio. O resultado deste processo é a produção de biogás e biofertilizantes. Seguindo somente o que diz essa descrição, qualquer pessoa pode construir um biodigestor.
O período em que o material orgânico permanece no biodigestor até sua completa degradação é chamado de tempo de retenção. Esse tempo varia de acordo com o volume de material depositado no biogestor, sendo que cada biodigestor possui uma capacidade limite de absorção de matéria orgânica.
Como gerar boleto pelo aplicativo da Caixa?
Como o antropólogo Brandão resume a relação com o diferente?
Como fazer pagamento de penhor no caixa eletrônico?
O que acontece se não pagar o boleto da Tupperware?
Como transformar um interruptor paralelo em um simples?
Como a Alexa liga a cafeteira?
Como é um adulto com síndrome de Asperger?
O que é ser uma pessoa mandona?
Como lidar melhor com os sentimentos?
O que fazer quando a pessoa está em crise de ansiedade?
Como tratar dor no adutor da coxa?
Como controlar o tremor essencial?
Como lidar com pessoas que te rebaixam?
O que fazer com uma pessoa mimada?
Quais os tipos de peixe bagre?
O que o orgulho pode causar na vida de uma pessoa?