Resposta: O processo de arenização dos solos dos pampas é resultado do processo de formação de bancos constituídos por areia em solos predispostos para sofrer esse fenômeno. ... Esses bancos de areia alteram todo o ecossistema ao redor, pois mudam a vegetação e o clima.
Arenização, ou formação de bancos de areia, é o processo de retirada de cobertura vegetal em solos arenosos, em regiões de clima úmido, com regime de chuvas constantes, como o sudoeste do Rio Grande do Sul (veja abaixo o processo que desencadeia o problema).
Região Sul do Brasil No Brasil, o Pampa está restrito ao estado do Rio Grande do Sul, ocupando 63% do território gaúcho e também porções dos territórios da Argentina e Uruguai. Os Campos da Região Sul do Brasil são denominados como “pampa”, termo de origem indígena para “região plana”.
O processo de salinização (concentração de sais na solução do solo) ocorre, de maneira geral, em solos situados em região de baixa precipitação pluviométrica e que possuam lençol freático próximo da superfície. ... No local onde o dreno efetuar sua descarga, entretanto, haverá aumento na concentração de sais.
A arenização consiste no processo de formação de bancos de areia no solo, em um fenômeno equivalente à desertificação, diferenciando-se desta por manifestar-se em áreas de clima úmido e relativamente chuvoso, além de ser comum em solos de composição previamente arenosa.
A principal diferença entre desertificação e arenização está na composição climática, relacionada com o índice de pluviosidade da região em que eles se manifestam. Além disso, a composição dos solos também é um fator importante a ser considerado.
As principais causas da arenização dos solos são de origem antrópica, como a retirada da cobertura vegetal e atuação intensiva da agricultura ou pecuária em locais de solos com composição arenosa.
No território brasileiro, o processo de arenização é um problema crônico enfrentado na região sudoeste do estado do Rio Grande do Sul. Durante muito tempo, tal ocorrência foi creditada ao termo desertificação que, no entanto, se difere por ocorrer em localidades que apresentam os climas árido e semiárido, o que não é o caso da região citada.
Além da água das chuvas, outro importante agente responsável pela arenização são os ventos, que também auxiliam no processo de erosão e envolvem o desgaste, o transporte e a deposição sedimentar. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A desertificação é a degradação dos solos em áreas de clima árido, semiárido e subúmido, em que o índice de chuvas costuma ser baixo, geralmente bem inferior a 1400 mm anuais de chuva. Nesses casos, os níveis de evaporação são maiores do que os de precipitação.
Qual a diferença entre Deus e herói?
O que o filósofo Aristóteles defendia?
Quanto tempo demora para cair a bolsa Capes?
Qual é a trombeta do arrebatamento?
O que fazer para abrir os cachos do cabelo?
Quando militar da reserva pode usar farda?
Como acabar com a umidade da parede externa?
Como era feito o comércio durante o período feudal?
Cesarea quantos dias no hospital?
A sentença terminativa faz coisa julgada material?
O que faz uma incubadora de empresas?
Qual a diferença entre administrador e executor de tarefas?